Editorias / Voluntariado
HOME | Posts | 2012 | Fevereiro | EcoD Básico: Turismo Voluntário

Voluntariado

08 de Fevereiro de 2012

 

EcoD Básico: Turismo Voluntário

turismo voluntario
Foto: Divulgação

Uma nova espécie de voluntariado está em começo de expansão no Brasil, o Turismo Voluntário. A prática, também conhecida como "volunturismo", é definida como um conjunto de serviços entre o voluntário e a cidade receptora que envolve troca de culturas, ações voluntárias, bem comum e desenvolvimento local.

As viagens de cunho voluntário são um meio diferente de conhecer novos lugares e culturas, que na maioria das vezes estão de fora do circuito tradicional de turismo, por serem áreas carentes ou por passarem por alguma dificuldade. Entre os projetos de voluntariado mais buscados estão o cuidado com crianças, animais e preservação de biodiversidade.

O turismo voluntário se forma com base em quatro elementos: a) a participação ativa do voluntário; b) a busca espontânea pelo projeto; c) a falta de motivação de ganhos financeiros; d) e a busca pelo bem comum.

Algumas organizações internacionais são especializadas em auxiliar viajantes voluntários. Como a EarthWatch e o Voluntourism.org, a primeira ONG a se especializar no ramo, que oferecem vagas para voluntários em pesquisa, cuidados de animais, ensino a crianças, preservação ambiental, restauração cultural e até o projeto de surfe "Ondas pelo Desenvolvimento".

turismo volunt�io

No Brasil, algumas organizações são especializadas em levar turistas internacionais e nacionais para comunidades que precisam de ajuda. A Rio VoluntáRio, por exemplo, traz a possibilidade de ações ligadas à educação de crianças, promoção de cultura e esportes, acompanhamento de doentes, mutirões de limpeza em espaços públicos e mais uma lista de atividades - realizadas em períodos pontuais, regulares ou on-line.

Mas antes de se enveredar pelo mundo do turismo voluntário é preciso definir alguns objetivos, veja aqui algumas dicas:

  • Saiba exatamente o que deseja em uma jornada desse tipo, se não souber o que quer ou perceber que não era aquilo que imaginava poderá ter decepções;
  • Em sua primeira viagem, escolha um destino mais familiar para não sofre muito com o choque de culturas;
  • Seja sincero e só busque projetos condizentes com o que você está apto a enfrentar. Algumas pessoas não têm coração para certas situações e podem sofrer com o choque.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital