Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Fevereiro | Golfinhos "comunicam-se" entre si com assobios

Biodiversidade

29 de Fevereiro de 2012

Leia Também
 

Golfinhos "comunicam-se" entre si com assobios

 golfinho2.jpg
Os golfinhos nariz-de-garrafa assobiam para saudar outros membros da espécie/
Foto: Daniel Neto

 

A distinção dos seres humanos como os únicos que possuem a capacidade de comunicação entre si é desafiada, cada vez mais, por novas descobertas. Biólogos marinhos escoceses anunciaram a descoberta de assobios individuais dos golfinhos nariz-de-garrafa, usados exclusivamente para saudar outros membros da espécie.

Para chegar ao resultado do estudo, os cientistas da Universidade de Saint Andrews usaram hidrofones para gravar os golfinhos nadando na Baía de Saint Andrews, na costa nordeste da Escócia, nos verões de 2003 e 2004.

Segundo o relato dos pesquisadores, quase sempre que os grupos de golfinhos se encontravam, trocavam assobios com, aparentemente, o mesmo som. No entanto, após realizarem análises forenses os cientistas descobriram que os assobios não combinavam nem eram imitados por outros animais. Ou seja, na realidade, eram assinaturas individuais.

O estudo, realizado por Vincent Janik e Nicola Quick, foi publicado nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, no periódico britânico Proceedings of the Royal Society B.

golfinho1.jpg
Os sons podem ser utilizados ainda para determinar funções no grupo/Foto: Flávio Costa

Comunicação

Os pesquisadores concluíram que as trocas de assobios são uma parte significativa de uma sequência de saudações que permite aos golfinhos identificar os membros da mesma espécie ao encontrá-los na natureza. A pesquisa ressalta ainda a grande importância dos assobios, escutados em 90% dos encontros.

As saudações podem servir, conforme a pesquisa, para diferentes finalidades. Certa vez, o que parecia o líder do grupo, por exemplo, fez um sinal para os outros membros indicando, aparentemente, que eles deveriam unir-se a outro grupo. Outros assobios poderiam ser relacionados com a aprovação para a busca de comida ou a identificação de outros indivíduos para socialização.

Ao utilizar sons para divulgar identidade e detalhes do meio ambiente, os golfinhos compartilham habilidades similares às do falante papagaio-cinzento, de acordo com os pesquisadores.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital