Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2012 | Fevereiro | Grupo cria casa modulada sustentável na Argentina

Arquitetura e Construção

14 de Fevereiro de 2012

 

Grupo cria casa modulada sustentável na Argentina

capa.jpg

Um grupo de empreendedores argentinos lançou no final de 2011 um projeto que pretende construir casas pré-fabricadas com menos impacto ao meio ambiente. Batizadas de CAS4, as estruturas são compostas por unidades modulares de ferro com revestimento em madeira e possuem diversos itens que visam reduzir o consumo de água e energia e maximizar a eficiência da residência.

As unidades modulares permitem que a casa varie de tamanho e disposição, de acordo com o gosto dos moradores, além de poder ser transportada em partes e montada em menos tempo que uma construção tradicional.

Criada com base nos conceitos de bioclimatização, que reduz naturalmente o consumo de energia, a CAS4 possui isolamento térmico e tem sua fachada virada para o norte, de forma a aproveitar ao máximo a incidência do sol, contam os criadores do projeto.

img02.jpg

Ela também foi desenhada para possuir ventilação cruzada e possui o teto inclinado, como forma de reduzir o aquecimento na fachada e melhorar a captação dos raios solares nos painéis fotovoltaicos. No inverno, os painéis de vidro criam um efeito-estufa e aumentam a temperatura interna, reduzindo a necessidade de aquecedores.

A água da casa é aquecida em um tanque térmico solar, e canaletas levam a água da chuva diretamente para as descargas dos sanitários e tanques, que armazenam água para irrigação e limpeza da casa. Segundo os projetistas, isso permite uma economia de até 40% em relação à instalação normal, já que não é preciso incluir um sistema de bombeamento para sua distribuição.

casa4.jpg

Os criadores da CAS4 ainda recomendam aos futuros moradores o uso de energias alternativas, como solar e eólica, que podem ser instaladas a depender do local onde ela será erguida, e a criação de uma horta biodinâmica, com um calendário de cultivos que permita o consumo de alimentos produzidos localmente. Para reforçar essa iniciativa, eles prometem aos moradores quatro visitas de assessoria anuais para orientar a construção e manutenção da horta.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital