Editorias / Voluntariado
HOME | Posts | 2012 | Fevereiro | Links Recomendados: Para quem quer desenvolver trabalho voluntário

Voluntariado

29 de Fevereiro de 2012

 

Links Recomendados: Para quem quer desenvolver trabalho voluntário

Trabalho Voluntário

voluntariado
No Dia Nacional do Voluntário, 28 de agosto, a VoluntaRio realiza ações/Foto: Divulgação

Algumas organizações disponibilizam um banco de dados on-line com informações sobre ONGs e voluntários dispostos a dar e receber apoio. Se você está procurando um trabalho voluntário para incrementar o currículo ou trabalha em uma organização não-governamental que precisa de mão-de-obra qualificada, visite esses sites:

UN Volunteers

Os Voluntários das Nações Unidas é um programa que contribui para o desenvolvimento do mundo e a preservação da natureza por meio de ações voluntárias. A organização promove conselhos estratégicos para ações voluntárias e opções de participação cívica no desenvolvimento desses programas.

O UNV mobiliza mais de 7.500 voluntários todos os anos, em ações nacionais e internacionais. Mais de 75% desses voluntários são provinientes de países em desenvolvimento e cerca de 30% deles trabalham em seus próprios países. No site do UNV é possível conhecer mais sobre as ações realizadas pela organização, em todos os países do mundo. A página relacionada ao Brasil mostra diversas campanhas apoiadas pela organização em que os interessados podem buscar e se inscrever.

Os Voluntários das Nações Unidas também realizam o Dia Internacional do Voluntário, no dia 5 de dezembro. No site do evento, você conhece as ações promovidas e também pode inscrever a sua.

Visite o site

Voluntários On-line

O portal Voluntários Online possui um banco de dados em que organizações não-governamentais e os interessados em trabalhar voluntariamente se inscrevem e conhecem oportunidades de trabalho voluntário através da internet.

No site, além de poder cadastrar ONGs e voluntários, é possível conhecer mais sobre esse tipo de mão-de-obra, as informações ficam na área de cursos, bibliotecas e sugestões de vagas. O programa é um serviço do Voluntários em Ação e tem o apoio da UN Volunteers, Pnud e Unesco.

Viste o site

Portal do Voluntário

O Voluntário para Voluntário é uma espécie de portal direcionado para o voluntariado corporativo. No site do programa as empresas podem conhecer como realizar ações guiadas pela responsabilidade social, ao utilizar o banco de dados com ações de voluntários já cadastrados ou programas para financiamento.

O Portal do Voluntário já realizou campanhas com o Instituto HSBC, Voluntários Bradesco, Rede do Bem - ALCOA, Starbucks, Voluntários Vale, Instituto C&A, Itaú Voluntário e IBM.

Visite o site

Planeta Voluntários

O Planeta Voluntário é outro site não-governamental que serve de ligação entre voluntários e organizações que precisam de suporte civil. O site conta com uma rede social que cruza informações dos voluntários com os dados das instituições cadastradas, facilitando a busca por apoio.

Os interessados também podem conferir as ações realizadas no ano de 2010 e conhecer mais sobre o projeto.

Visite o site


Voluntariado Empresarial

empresarial
Durante o Outubro Rosa, voluntários de Florianópolis realizam o Café Rosa/Foto: VoluntáriosOnline.org

É cada vez mais comum o engajamento socioambinetal de empresas e corporações. Por isso, algumas organizações se especializaram justamente em realizar projetos e mobilizar ações de voluntariado empresarial. Conheça algumas delas.

Rede de Articulação Nacional pela Cidadania Empresarial

A rede de Articulação Nacional pela Cidadania Empresarial é uma rede formada por entidades que atuam na disseminação de conceitos básicos para apoiar e mobilizar o empresariado a investir em práticas socialmente responsáveis.

Doze estados brasileiros, e o Distrito Federal, participam do projeto, são eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A rede também disponibiliza a publicação Cidadania Empresarial no Brasil - análise da atuação dos núcleos da Rede ACE, que pode ser baixado gratuitamente.

Acesse o site

Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial é formado por uma rede de empresas, instituições e fundações empresariais que desenvolvem programas de voluntariado empresarial.

O conselho realizou as publicações Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil 1 e 2 - disponíveis para download no site. As pesquisas identificaram as ações brasileiras de voluntariado empresarial e levantaram avançoes e desafios do setor.

Acesse o site

Portal do Voluntário - Voluntariado Empresarial

O Portal do Voluntário é mais uma organização que realiza trabalhos em parceria com corporações para a responsabilidade social. Os programas de voluntariado desenvolvidos são formas da empresa colaborar com o desenvolvimento social do país.

O programa do Portal do Voluntário desenvolve redes sociais customizadas. O objetivo é divulgar as ações sociais, monitorar os resultados e estimular o engajamento dos funcionários.

Acesse o site

The Business of a Better World

The Business of a Better World (Negócios de um Mundo Melhor, em tradução livre para o português) é uma organização que trabalha para o desenvolvimento de projetos sociais com mais de 250 companhias.

A experiência de projetos internacionais acumulada pela ONG serve de conhecimento para aplicação de projetos locais no Brasil. No site ainda é possível ler publicações e pesquisas realizadas pela BSR.

Acesse o site


Turismo Voluntário

turismo
A ONG Um Teto para Meu País também utiliza mão de obra brasileira em construções na América Latina/Foto: Divulgação

Conhecer novos lugares, pessoas, culturas e ainda fazer o bem para a comunidade local visitada. Esse é o propósito do turismo voluntário, geralmente realizado por jovens durante as férias, que se apresenta em diversas formas: pesquisa com animais, ajuda humanitária, mutirões para catar lixo ou construir casas. Conheça alguns sites que podem ajudar na hora de escolher o local e o trabalho a ser realizado.

Voluntourism.org

Está afim de surfar enquanto realiza um trabalho voluntário? Ou que tal auxiliar na restauração de algum projeto cultural? O "Voluntourismo" possui algumas opções divertidas e interessantes para quem quer ser voluntário por pouco tempo. No site, os interessados podem conhecer experiências e ações de quem já participou dessas viagens e se inscrever nos programas.

A organização trabalha com três missões: educar sobre o voluntariado; incentivar a criação de programas de "volunturismo"; e engajar viajantes para se tornarem voluntários. Para saber mais sobre cada uma delas entre em contato com vt@voluntourism.org.

Visite o site

EarthWatch

Pesquisas com animais, expedições com estudantes, estudos arqueológicos e sobre mudança climática também são outras possibilidades para um trabalho voluntário. Essas alternativas são oferecidas pela EarthWatch, uma organização que colhe voluntários interessados em ajudar em pesquisas realizadas em vários lugares do mundo.

Alguns planos de viagem e estudos podem ser lidos no próprio site. Entre outras questões sobre a viagem, também há informação acerca de seguros de vida, voos e perguntas frequentes.

Visite o site

Rio VoluntáRio

Há muito trabalho voluntário a ser realizado no Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Rio VoluntáRio traz a possibilidade de ações ligadas à educação de crianças, promoção de cultura e esportes, acompanhamento de doentes, mutirões de limpeza em espaços públicos e mais uma lista de atividades - realizadas em períodos pontuais, regulares ou on-line.

As inscrições podem ser feitas no site da organização. Os interessados deverão tomar um curso sobre voluntariado e escolher qual atividade melhor se encaixa com o próprio perfil.

Visite o site

World Volunteer Web

A World Volunteer Web é uma instituição online que busca sedimentar e substanciar a prática de intercâmbio voluntário além de servir como plataforma virtual para reunir, compartilhar e orientar atividades de apoio as metas do milênio.

A iniciativa tem entre os parceiros o brasileiro Portal do Voluntário, e dispõe de setores de ajuda e trabalhos disponíveis específicos para a pessoa que busca uma maneira de colaborar.

Visite o site

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital