Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Fevereiro | Segundo pesquisa, as regiões dos Andes e da Bacia Amazônica estão desamparadas

Biodiversidade

03 de Fevereiro de 2012

Leia Também
 

Segundo pesquisa, as regiões dos Andes e da Bacia Amazônica estão desamparadas

andes.jpg
A região dos Andes possui centenas de espécies endêmicas/Foto: daveblume

Estudo publicado na revista BMC Ecology demonstrou necessidade de proteção da biodiversidade do leste do Peru e norte da Bolívia, onde os Andes e a Bacia Amazônica se sobrepõem. Segundo o artigo "Endemismo de plantas e animais na encosta leste dos Andes: Desafios para a conservação", 226 espécies endêmicas não contam com nenhum amparo dos governos dos dois países e cerca de metade dos ecossistemas têm apenas 10% ou menos da extensão protegidas.

Segundo o portal Oeco, a região é uma das mais ricas em biodiversidades do mundo, com centenas de espécies endêmicas e ecossistemas únicos, que não existem em nenhum outro lugar do mundo. São mais de 7 mil registros de localizações individuais de espécies endêmicas de 115 aves, 55 mamíferos, 177 anfíbios e 435 plantas.

Segundo a doutora Jennifer Swenson, da Universidade Duke, que dirigiu a pesquisa, a maior ameaça da diversidade biológica dos Andes está na exploração petrolífera e de ouro, assim como os cultivos ilícitos e diversas outras atividades existente na localidade.

“Há evidência de espécies que estão migrando para regiões mais altas devido às mudanças climáticas nesta localidade. A conservação ao longo dos Andes necessita de uma revisão urgente e esperamos que nossos dados sejam uma contribuição para proteger esta região incrível e única”, explicou a pesquisadora.

O estudo analisou desde as áreas úmidas da savana do Rio Beni e a Várzea de Iquitos até os vales interandinos e os bosques montanhosos frios e úmidos ao longo da vertente oriental dos Andes.
 

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital