Editorias / Água
HOME | Posts | 2012 | Janeiro | Chineses estocam água potável após contaminação de rio

Água

31 de Janeiro de 2012

Leia Também
 

Chineses estocam água potável após contaminação de rio

 river-longjiang-1.jpg

Rio Longjiang/Foto: Rex Pe

Habitantes de uma província no sul da China estão estocando água potável após a descoberta de altos níveis de cádmio, metal cancerígeno, na fonte de um rio que abastece a população local.

Detectado pela primeira vez há duas semanas, após o aparecimento de peixes mortos, os níveis de contaminação por cádmio no rio Longjiang, na região de Guangxi, atingiram cinco vezes o limite oficial de 0,005 miligramas por litro, segundo informou ontem, dia 30 de janeiro, a agência de notícias estatal. O vazamento já chegou a poluir uma extensão de 100 quilômetros do rio.

Para conter o vazamento, as autoridades chegaram a injetar no rio cerca de 80 toneladas de cloreto de alumínio, que age como neutralizante, além de realizar obras de emergência para conectar a rede de abastecimento da cidade de Liuzhou a fontes seguras de água. De acordo com o governo, os esforços para neutralizar o metal pesado estavam mantendo a água dentro de níveis seguros.

Há informações ainda de que uma empresa de mineração teria sido responsabilizada pelo vazamento, entretanto é necessário realizar uma investigação posterior para confirmar a acusação.

mapalongjiang.jpg

Imagem: Google Maps

 

Contaminação

A poluição dos rios por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China. A população exige políticas que eliminem a poluição por metais pesados, embora o problema não mostre sinais de estar sendo solucionado.

Em 2009, após protestos da comunidade,  o governo local determinou o fechamento de uma indústria química na província de Hunan, que matou duas pessoas e contaminou outras centenas por cádmio.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital