Editorias / Mudanças Climáticas
HOME | Posts | 2012 | Janeiro | Fortes temporais no Brasil reforçam a necessidade de tomar medidas preventivas

Mudanças Climáticas

06 de Janeiro de 2012

Leia Também
 

Fortes temporais no Brasil reforçam a necessidade de tomar medidas preventivas

chuvas-capa.jpg 
Defesa Civil Nacional acredita nas medidas preventivas para evitar mais prejuízos causados pelas chuvas/Foto:Gustavo Vara 

O ano mal começou e mais uma temporada de fortes chuvas e enchentes voltou a atingir grande parte dos estados brasileiros, a exemplo do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, trazendo prejuízos e vítimas.

Em Minas Gerais, 87 municípios já decretaram situação de emergência e, segundo a Secretaria de Defesa Civil, o estado é o mais prejudicado de todos, com quase 10 mil desalojados, mais de 500 desabrigados, oito mortos e uma pessoa desaparecida.

Já no Rio de Janeiro, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil, a chuva deixou 34.890 pessoas fora de suas casas e três mortos.

A chuva também causou transtornos no Espírito Santo, no qual deixou ruas e avenidas de 25 cidades alagadas, assim como na região da grande São Paulo, onde ocorreu chuva de granizo, que ocasionou quedas de árvores e postes.

Alerta da Defesa Civil Nacional

Em dezembro de 2011, a Defesa Civil Nacional lançou um vídeo alertando o país da chegada no verão de fortes temporais que desencadeariam grandes prejuízos sociais e econômicos em diversos estados brasileiros, por conta de enchentes, deslizamentos e enxurradas.

Com os acontecimentos em andamento é importante ficar de olho nas ações preventivas, que a Defesa Civil Nacional recomendou, no intuito de minimizar e evitar mais prejuízos.

Ações preventivas:

  • Limpe os telhados;
  • Não jogue lixos nas ruas;
  • Ajude a desobstruir bocas de lobo;
  • Não atravesse ruas ou áreas alagadas;
  • Converse com os vizinhos e amigos sobre as medidas de prevenção.

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital