Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Janeiro | Médico destaca cuidados para evitar doenças como a gastroenterite no verão

Vida e Saúde

07 de Fevereiro de 2012

 

Médico destaca cuidados para evitar doenças como a gastroenterite no verão

 mao.jpg
Lave bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes das refeições/ Foto: ASCOM - Prefeitura de Votuporanga

Cuidados com a higiene e a alimentação nunca são demais na época do verão e podem afastar problemas digestivos sérios, como a gastroenterite, onde muitas vezes alguns dos sintomas são: vômito, dor de cabeça ou na barriga, fadiga, diarreia e febre. Em entrevista a Agência Brasil o professor de infectologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmilson Migowski, apresentou dicas para evitar infecções no estômago ou no intestino.

A doença é provocada por bactérias, protozoários ou vírus encontrados na água, em alimentos contaminados ou pelo contato com pessoas que já apresentam o problema.

Pessoas infectadas eliminam o vírus pela saliva e podem contaminar outras, inclusive por via respiratória, advertiu o professor. No caso de ambientes confinados, como cruzeiros marítimos, a transmissão do vírus é impedida ao evitar o contato próximo com quem está doente.

É preciso ter em mente, explicou o médico, que as pessoas infectadas eliminam o vírus até três semanas depois do processo infeccioso aparente. “E essa pessoa pode ainda estar em fase de contágio, até por duas ou três semanas da fase aguda da doença”.

Recomendações

- Lave as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes das refeições;

- No caso de bebês e idosos deve-se ingerir bastante líquido, pois o problema principal da gastroenterite é a desidratação;

- Nessa época do ano os alimentos estragam mais facilmente, logo evite alimentos sem refrigeração adequada, cuidado com maionese e carnes malpassadas “Aquilo que não se pode descascar, lavar ou ferver, o melhor é não comer”, explicou Migowski;

- Cuidado com alimentos feitos na rua ou conservados de forma inadequada “São fatores de risco. A segurança alimentar é fundamental para evitar esses quadros de gastroenterite, seja por vírus ou por outros agentes”, completou o infectologista.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital