Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Janeiro | TED Britta Riley: Ideias coletivas para uma horta de apartamento

Vida e Saúde

11 de Janeiro de 2012

 

TED Britta Riley: Ideias coletivas para uma horta de apartamento

 ted foto
Foto: Divulgação

Britta Riley queria cultivar a sua própria comida, mesmo morando em um apartamento minúsculo. Para isso, ela e os amigos desenvolveram um sistema hidropônico para cultivar plantas em garrafas de plástico usadas. Após verificar que ele não estava perfeito, ela decidiu colocar o projeto na internet e pedir colaboração de pessoas em todo o mundo, que passaram a investigar, testar e adaptar o sistema até chegar aos modelos ideais.

Para Britta a colaboração de códigos abertos é uma alternativa viável para resolver muitos dos problemas que a humanidade enfrenta hoje. Assim, depois de ver que a horta hidropônica na janela de sua casa era eficiente, mas “comilona de energia, barulhenta e que pingava por todos os lados”, ela decidiu que iria abrir o projeto a uma grande quantidade de co-responsáveis pelo desenvolvimento da técnica.

Em um site, eles apresentaram a ideia, explicaram como o projeto funcionava e tudo que estava errado nele, “e depois convidamos as pessoas de todo o mundo a construí-los e experimentá-los conosco”. Hoje o site já possui 18 mil colaboradores de diversos países.

“O que estamos fazendo é aquilo a que a NASA ou uma grande corporação chamariam R&D, ou investigação e desenvolvimento (I&D). Mas o que chamamos é de R&D-I-Y (I&D-V-M) ou investigue e desenvolva você mesmo.”

Britta conta ainda que a partir daí diversas ideias surgiram, sejam para tornar o processo mais eficiente, nutritivo ou ainda capaz de funcionar em locais pouco iluminados. Com isso, as hortas de janela passaram a evoluir de forma tão rápida quanto os programas de informática, diz a palestrante.

“E com todos os projetos em código aberto o benefício real é a ação combinada entre as preocupações específicas das pessoas que estão adaptando os seus sistemas às suas próprias preocupações particulares e as preocupações universais”, reforça. Por fim, Britta convida a todos que façam parte dessa revolução. “Juntem-se a nós na redescoberta do valor da união dos cidadãos e para declararmos que ainda somos todos pioneiros”.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital