Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Julho | Cozinha EcoD: Cuscuz de grão-de-bico e tomate

Vida e Saúde

15 de Julho de 2012

Leia Também
 

Cozinha EcoD: Cuscuz de grão-de-bico e tomate

couscous-com-tomate-e-grao-de-bico-copia.jpg
Fotos: Figos & Funghis

Cozinhar é mais do que simplesmente existir, cozinhar é uma arte, é gerar sorrisos através de garfadas, é plantar memórias inesquecíveis nas pessoas.
Fabiana Pinfildi

A apaixonada pela arte de cozinhar, Fabiana Pinfildi, é quem traz a receita do dia.

Criadora e editora do blog Figos & Funghis, que já tem 3 anos, ela da preferência às receitas práticas, rápidas e fáceis de fazer, mas sem abrir mão da beleza. “A comida deve ser também atraente aos olhos”, contou Fabiana.

Nascida e criada na cidade de São Paulo, ela cozinha desde criança, quando ainda precisava de um banco para alcançar o fogão. Com sua mãe e sua avó aprendeu os primeiros segredos e truques do delicioso universo das panelas, e desde então nunca mais deixou de cozinhar.

 Aprenda a fazer o cuscuz de grão-de-bico e tomate com a Fabiana:

“Tem aqueles que dizem cuscuz e tem aqueles que dizem couscous, e pelo que eu andei pesquisando ambas as denominações estão corretas, mas eu tenho mania de usar “couscous” para este aqui com sêmola de trigo, e “cuscuz” para o nosso brasileiríssimo prato à base de farinha de milho. É só mania, então você pode chamar como quiser. Vira e mexe eu faço uma receita de couscous, mas a razão disso é porque ele é tão fácil de preparar, tão rápido e tão versátil que ele não falta na minha despensa. Desta vez a combinação foi bem simples. Coloquei grão-de-bico e tomate, que resultou em uma refeição leve e bem saborosa! Para acompanhar eu fatiei tofu firme, temperei com azeite, molho de soja, ervinhas e ficou uma delícia, mas poderia ser um filé de frango grelhado, peixe, etc.”

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de sêmola de trigo para couscous
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • 1 xícara (chá) de tomates picados
  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico já cozidos
  • salsinha e hortelã a gosto
  • 1 fio de azeite
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Coloque a sêmola para o couscous numa tigela e cubra com a água quente. Tampe com um prato e depois envolva em um guardanapo de pano. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso numa caçarola coloque o tomate picado, o grão-de-bico cozido, o azeite e refogue em fogo baixo até o tomate começar a desmanchar. Acerte o sal, coloque as ervas frescas rasgadinhas e adicione pimenta a gosto (se estiver usando). Desligue e reserve, deixando ficar morno. Solte os grãos de sêmola com um garfo, fazendo movimentos como se estivesse raspando a superfície, e aos poucos vá soltando todos os grãos até que fiquem bem soltos. Misture o grão-de-bico com tomates ao couscous e sirva.

Bom Apetite!

logo-figos-funghis.jpg

 Fabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital