Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Julho | Cozinha EcoD: Molho à bolonhesa natural

Vida e Saúde

08 de Julho de 2012

 

Cozinha EcoD: Molho à bolonhesa natural

molho1.jpg
Fotos: Pitéu

O EcoD traz mais uma novidade para os internautas. Dessa vez, a sustentabilidade vai parar na cozinha, por meio de receitas que farão bem para o paladar e principalmente para a saúde. Assim, você poderá fazer da sua cozinha um espaço de lazer e refeições saudáveis.

Para te ajudar, aqui você encontrará, todos os domingos, uma receita saudável e prática.

A primeira receita que apresentamos é a da “falsa baiana” Kátia Najara. A paulista que vive em Salvador tem o blog “Pitéu Cozinhafetiva”, onde expõe os dotes culinários despertados desde a infância, quando aos 12 anos fez seu primeiro prato. Culinária, decoração e outras "coisinhas do lar" fazem parte do universo Pitéu.

“Descobri desde sempre que podia mexer com os sentidos das pessoas através da comida; me senti meio bruxa e gostei daquilo”, Kátia Najara.

...

Aprenda a fazer um molho de tomate à bolonhesa com Kátia:

“Gente, o que leva alguém a comprar sachê de molho de tomate à bolonhesa? Já pensou que aquilo é carne? Já pensou o tanto de veneno que deve ter ali dentro para conservar essa carne?

Porque, assim, eu sou do tempo que essas coisas eram naturais e perecíveis.

Meeeeeeeeeeeeeeeeedo! Ô gente, vamo’ pensar um pouquinho no que a gente joga pra dentro? Que você não goste e não queria cozinhar, tá no seu direito, não é obrigada, mas não precisa se matar, né?

Molho à bolonhesa é molho à bolonhesa, não tem muito para onde correr… Tem gente que usa calabresa, tem gente que põe azeitona, ovo cozido, o diabo a quatro, mas meu basicão é assim”.

molho2.jpg

Ingredientes:

  • 400 g de carne moída
  • 6 tomates bem maduros
  • Sal e pimenta do reino moída a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • 1 cebola branca
  • 1 colher de manteiga clarificada
  • ½ xícara de caldo de legumes
  • Manjericão fresco a gosto

Moda de preparo:

Tempere a carne moída com sal e pimenta do reino à gosto e leve ao fogo numa panela untada para soltar água e cozinhar na mesma água. Durante o cozimento vá soltando a carne com a ponta do garfo, e quando estiver soltinha, desligue o fogo, solte a carne de novo com a ponta do garfo e regue com azeite de oliva. Reserve.

Para o molho de tomate rale 1 cebola branca e doure numa colher de manteiga clarificada (depois que ela derreter, recolha a espuminha, que são as impurezas); coloque os tomates sem pele e sem semente e o espatife com a colher de pau, misture bem, equilibre a acidez com uma pitadona de açúcar, junte 1/2 xícara de caldo de legumes e deixe reduzir até o ponto desejado. Hora de juntar a carne já toda soltinha e um belo punhado de manjericão fresco. Mistura e abafa. Está pronto.

 

banner-piteu.jpg

Kátia Najara :: Blog Pitéu Cozinhafetiva
*Certificada em cozinha pelo Senac Bahia e formada em Decoração pela Escola de Belas Artes da UFBA. Jogou para cima 20 anos de atuação como produtora e gestora cultural e resolveu investir na paixão pela culinária. Uma das autoras do livro “O Pequeno Livro de Cozinha”, obra premiada pelo Gourmand World Cookbooks Awards 2010.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital