Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Julho | Designers britânicos transformam detritos de oceanos em bancos resistentes

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

26 de Julho de 2012

Leia Também
 

Designers britânicos transformam detritos de oceanos em bancos resistentes

porthtowan-up-close.jpg
O problema dos resíduos é que eles se transformam em pequenos pedaços o que dificulta a coleta e limpeza das águas
Fotos: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que os oceanos do mundo contenham cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e esse número tende aumentar se o consumo da sociedade não desacelerar. O problema desses resíduos é que eles se transformam em pequenos pedaços dificultando bastante a coleta e limpeza das águas. Buscando solucionar esse problema o Studio Swine e o designer Kieren Jones, criaram um dispositivo que coleta detritos marinhos e utilizam como matéria-prima para fazer bancos.

chair3.jpg

Chamados de "Cadeira do Mar", os bancos são resistentes e criados unicamente por plásticos reciclados de resíduos recolhidos no oceano. Para fabricar os primeiro móveis, os designers recolheram a matéria-prima na praia mais poluída do Reino Unido, a Porthtowan, que fica ao sudoeste das ilhas britânicas.

chair2.jpg

O estúdio recolhe pequenos pedaços de plástico com um dispositivo de baixa tecnologia que eles criaram a partir do remodelamento de máquinas agrícolas. O dispositivo, apelidado de "O Nurdler", consiste em uma bomba de água que separa os plásticos por tamanho, e um tanque de flutuação, que separa materiais por densidade.

the-nurdler-1.jpg

Para confeccionar as cadeiras de plásticos reciclados, os designers usam um dispositivo que eles chamam de “Imprensa do Mar”, que consiste em um forno e uma prensa hidráulica que se encaixam em uma pequena embarcação de pesca.

tools2.jpg

Segundo o portal Inhabitat, o estúdio também recolhe materiais orgânicos, tais como algas e madeira e os comprime para fazer tijolos, que depois são queimados para derreter o plástico, formando assim, um sistema de circuito fechado.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital