Editorias / Mudanças Climáticas
HOME | Posts | 2012 | Julho | Iceberg duas vezes maior que Manhattan se desprende de geleira na Groenlândia

Mudanças Climáticas

19 de Julho de 2012

Leia Também
 

Iceberg duas vezes maior que Manhattan se desprende de geleira na Groenlândia

 iceberg se desprende de geleira da groenl�dia
Imagem do satélite da Nasa mostra uma rachadura (ao centro) na geleira Petermann, na Groenlândia. Um iceberg com duas vezes o tamanho da ilha de Manhattan (EUA), desprendeu-se 
Foto: Nasa/Divulgação

Um iceberg de 119 quilômetros quadrados, o dobro do tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York, se desprendeu nesta semana de uma geleira na Groenlândia, segundo imagens de satélite da Nasa (agência espacial norte-americana), no que seria o mais recente indício dos efeitos do aquecimento global - embora ainda falte comprovação científica.

Os cientistas observavam por muitos anos a rachadura de 24 quilômetros na ponta norte da plataforma de gelo Petermann Glacier, que cobre quatro quintos da Groenlândia (território autônomo da Dinamarca no Ártico) e fica no noroeste da região. Esta semana foi divulgado que o Ártico teve a maior perda de gelo marinho já vista em um mês de junho.

O novo iceberg deve se partir em vários menores e seguir em direção ao norte, depois ao oeste e finalmente parar na província canadense de Newfoundland. A mesma geleira produziu há dois anos um iceberg com duas vezes o tamanho do atual. Segundo o professor Andreas Münchow, da Universidade do Delaware, nos EUA, existem dados de 150 anos sobre a região e ainda não haviam sido vistas mudanças como as registradas nos últimos três.

De acordo com Muenchow, o norte da Groenlândia e o Canadá estão esquentando cinco vezes mais rápido que a temperatura média global.

Para o glaciologista Eric Rignot, da Nasa, essa quebra na geleira não faz parte de variações naturais. Muitos dos glaciares no sul da Groenlândia estão derretendo a um ritmo "extraordinariamente rápido". Se continuar, o derretimento deve atingir e alterar o nível do mar.

Com informações de agências internacionais

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital