Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Junho | Embalagens: confira como reutilizá-las com segurança

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

14 de Junho de 2012

Leia Também
 

Embalagens: confira como reutilizá-las com segurança

garrafa2.jpg
Reutilizar é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente, mas é preciso ter atenção para a forma de como fazer/Foto:sxc.hu

Antes de jogar embalagens de alimentos na lixeira, porque não pensar na possibilidade de reutilizá-las? Seria uma ótima maneira de economizar dinheiro e reduzir o desperdício doméstico. Frascos de vidro, recipientes de plástico e latas podem ganhar uma nova vida. No entanto, deve-se ter cuidado: alguns tipos de reutilizações podem ser prejudiciais a saúde quando usadas, por exemplo, para armazenamento de alimentos. Por isso, antes de reutilizar, confira algumas dicas.

Reutilizar com segurança

garrafa.jpg
Embalagens de vidro são as melhores para ser reutilizadas/Foto: sxc.hu 

Embalagens de vidro - O vidro é um dos melhores materiais para ser reutilizado. Por isso, se tiver garrafas em casa, você pode reaproveitá-las para guardar bebidas, recolher o óleo usado para ser reciclado e até como vaso para flores. O vidro não reage quimicamente com outras substâncias, o que lhe permite ser usado para armazenar alimentos sem que eles sofram alteração de sabor, odor, cor ou qualidade. Além disso, suas qualidades como dureza, impermeabilidade, baixa condutividade térmica e durabilidade permitem que ele seja utilizado de diversas formas. Por isso, nada de jogar garrafas de vidro fora. Se não tiver nenhuma utilidade para elas em casa, leve-as até um coletor apropriado para que sejam recicladas.

pet.jpg
Nem todas as embalagens plásticas são recomendados para armazenar alimentos/Foto: sxc.hu

Embalagens plásticas – Deve-se ter um pouco mais de cuidado com o plástico. De acordo com o The Green Guide, um site operado pela revista National Geographic Society, os plásticos mais seguros para uso repetido na conservação dos alimentos são feitos de polietileno de alta densidade (HDPE, ou plástico #2), polietileno de baixa densidade (LDPE, ou de plástico #4) e polipropileno (PP, ou de plástico #5). Já os plásticos #3, #6 e #7 podem possivelmente lixiviar contaminantes tóxicos quando usado repetidamente. Então é bom evitar esses tipos de embalagens plásticas.Plástico# 1, ou PET, não libera toxinas para o alimento armazenado. No entanto, muitos profissionais de saúde, explicam que a pequena abertura no topo de garrafas muitas vezes não são limpas de maneira adequada, o que pode fazer com que suas garrafas abriguem bactérias nocivas. Então, se você está reutilizando garrafas plásticas, certifique-se de limpá-las com cuidado, ou redirecioná-los para aplicações não alimentares.

lata.jpg
Não é recomendado reutilizar embalagens de metal no armazenamento de alimentos/Foto: sxc.hu
 

Embalagens de metal e papel – O indicado é não utilizá-las para armazenar alimentos. Aço ou alumínio, como os utilizados para embalar vegetais ou sopa, nunca devem ser usados para guardar alimentos na geladeira depois de aberto, pois eles podem lixiviar toxinas em alimentos. Caixas de leite, ovos e suco podem conter bactérias e por isso também só são indicadas para usos não alimentares, como artesanatos.

Aprenda como reutilizar todas essas embalagens no nosso portal. É só digitar em busca a frase "Faça você mesmo" e descubra diversas formas de transformar todos os tipos de embalagens em um produto novo.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital