Editorias / Moda e Beleza
HOME | Posts | 2012 | Junho | Moda radical: couro vegetal cultivado em laboratório

Moda e Beleza

08 de Junho de 2012

 

Moda radical: couro vegetal cultivado em laboratório

biocouture-lab-grown-vegetable-leather-ecre2.jpg
Fotos:Divulgação

A demanda por roupas orgânicas tem aumentado ao longo dos anos. Peças fabricadas com fibras naturais como lã, linho, algodão e seda continuam a dominar as passarelas da moda verde. No entanto, um novo projeto que une moda e tecnologia, desenvolvido por Suzanne Lee da Universidade de Artes de Londres, pode mudar tudo o que se sabe sobre a produção de tecidos até agora. O produto é o couro vegetal projetado em laboratório.

Suzanne Lee escreveu um livro chamado Formar o Futuro: guarda-roupa de amanhã, onde destaca a ideia de projetar um tecido sintético-biológico que pode ser usado para fazer roupas. O projeto de pesquisa está sendo aperfeiçoado por Lee e sua equipe na empresa britânica  BioCouture.

biocouture-lab-grown-vegetable-leather-ecre8.jpg

A pesquisadora utilizou uma cultura simbiótica de leveduras e bactérias chamada de kombucha para criar um tecido de celulose-bacteriano, que pode ser chamado de couro vegetal.

De acordo com a BBC, o tecido de celulose-bacteriano é ecologicamente correto uma vez que utiliza pouca água, comparado a outras fibras naturais, assim como menos energia, zero de produtos tóxicos, além de ser inteiramente biodegradável.

Segundo Lee, a próxima etapa do processo será encontrar uma maneira de preservar as roupas por mais tempo, já que elas duram apenas cinco anos.

Criação do tecido

biocouture-vegetable-leather-for-the-future-7ctbu.jpg

Para criar o tecido, Lee misturou açúcar a uma solução de chá verde, em uma grande banheira, e adicionou uma pitada de levedura. Assim obteve uma camada de couro compacta que pode ser utilizado como tecido para fazer roupas.

O material leva cerca de duas semanas para crescer e pode então ser dobrado em torno de um molde. Lee fez um vestido de um modelo de alfaiate tradicional. Bolsas e móveis também são possibilidades.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital