Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Junho | Pesquisadores cobram soluções para questão levantadas há 20 anos sobre os oceanos

Biodiversidade

15 de Junho de 2012

 

Pesquisadores cobram soluções para questão levantadas há 20 anos sobre os oceanos

oceanos.jpg
Ações propostas na Rio-92 nunca passaram de promessas. Foto: sxc.hu

Análise publicada na revista científica Science revelou que apesar das promessas na Rio-92 de proteger habitats-chave e restringir a pesca, de lá pra cá, pouco foi feito para proteger a vida marinha.

"Nossa análise mostra que quase nenhum dos compromissos assumidos pelos governos para proteger os oceanos foi cumprido", afirmou à BBC, Jonathan Baillie, diretor de conservação da Sociedade Zoológica de Londres.

Ações como a de se criar reservas marinhas até 2012, eliminação de subsídios que contribuem para pesca ilegal, proteção de habitats importantes não passaram de "promessas". Os subsídios não foram eliminados e a pesca ilegal continua sendo grande motivo de preocupação em algumas partes do mundo.

A preocupação maior, segundo os pesquisadores, está no fato de que os oceanos, que possui pouco mais de 1% protegido, não estão entre os temas principais da Rio+20.

Na conferência, o "pacote" de resultados que os negociadores dos governos estão discutindo inclui:

  • Concordar em estabelecer reservas marinhas em águas internacionais;
  • Concordar com o uso equitativo dos recursos genéticos dos oceanos;
  • Compromisso de que os países ricos irão ajudar nações pobres com tecnologia.

Porém o desenrolar das discussões é incerto já que nas várias rodadas de discussões preparatórias, que começaram seis meses antes da Rio+20, houve poucos sinais de que todos os governos estejam interessados nessas medidas.

"Para que os processos internacionais sejam levados à sério, os governos precisam ser responsabilizados e qualquer comprometimento futuro deve vir acompanhado de planos claros para implementação e de um processo para avaliar o sucesso ou o fracasso.", afirmou Baillie.

Com informações da BBC.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital