Editorias / Rio+20
HOME | Posts | 2012 | Maio | Saiba como participar da Rio+20

Rio+20

07 de Maio de 2012

Leia Também

Saiba como participar da Rio+20

publico.jpg
Sociedade civil organizada pode participar da Rio+20/Foto: Julio Albarrán

Quer participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)? O prazo para o credenciamento no evento já está acabando. Os profissionais de mídia têm até o dia 14 de maio e as ONGs têm até o dia 20. Para participar da cúpula oficial ou de qualquer um dos eventos paralelos organizados dentro Riocentro é necessário que os interessados sejam representantes de alguma organização não-governamental, um major group, veículo de mídia ou ainda ser voluntário.

Entretanto, alternativas para ficar por dentro de tudo que acontece na conferência não faltam. Além de poder acompanhar as notícias mais relevantes aqui no EcoD, o cidadão poderá conferir a transmissão on-line do evento ou ainda participar de um evento paralelo à conferência. São dezenas deles na capital carioca. Os mais significativos, contudo, são a Cúpula dos Povos e a Conferência Mundial da Juventude.

As inscrições para os voluntários da Rio+20 foram encerradas no dia 19 de abril. Explicamos a seguir, contudo, como realizar as inscrições de todas as outras categorias. Outras informações sobre a Conferência podem ser encontradas neste guia.

  • Major Group

“Major Group” é um termo empregado para nove setores da sociedade que são os agentes econômicos, sociais e científicos do desenvolvimento sustentável. O Major Group é muito mais amplo do que a sociedade civil, porque ele inclui o setor, autoridades sub-nacionais, e outros, como pesquisadores e cientistas.

Entre os nove Major Groups definidos pela Agenda 21, está o de Jovens e Crianças. Qualquer pessoa pode fazer parte deste e representar este grupo. Para se engajar nos processos do Major Group de Jovens e Crianças, basta se inscrever na lista de e-mails: rioplus20youthspace@googlegroups.com ou entrar no site http://uncsdchildrenyouth.org/.

  • ONGs

Até 20 de maio. Apenas organizações credenciadas junto à ONU poderão participar da Conferência Rio +20 oficial e de qualquer um dos eventos organizados dentro Riocentro. Veja aqui se sua ONG já possui cadastro no banco de dados das Nações Unidas.
As inscrições podem ser feitas aqui 

  • Mídia

O Credenciamento ocorre até 14 de maio. O credenciamento de mídia é estritamente reservado para membros da imprensa: impressa, foto, rádio, televisão, cinema, agências de notícias, mídia online, que representam efetivamente uma organização de mídia.
Confira as orientações completas aqui. -

Eventos paralelos

  • Cúpula dos povos - 15 a 23 de junho

As inscrições individuais para a Cúpula dos Povos ainda não estão abertas. No entanto, profissionais da mídia, redes articuladas e grupos já podem se inscrever. Confira todas atividades e como funcionará a Cúpula dos Povos aqui.
As inscrições podem ser encontradas aqui 

  • Youth Blast - Conferência da Juventude para Rio+20 – 7 a 12 de junho

Para participar não é necessária inscrição prévia, mas ainda assim você pode se registrar no site, clicando aqui. Aqueles que quiserem se voluntariar para ajudar na organização do evento também podem indicar seu interesse no formulário disponível no site. Dúvidas podem ser esclarecidas em saba@rioplus20s.org

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
Shopping EcoD
Abrasivo Digital