Editorias / Cultura
HOME | Posts | 2012 | Maio | Festival de cinema apoia filmes sobre desastres nucleares

Cultura

18 de Maio de 2012

Leia Também
 

Festival de cinema apoia filmes sobre desastres nucleares

festival
Oito filmes concorrem ao Oscar Amarelo/Foto: Divulgação

O Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, Urânio em Movi(e)mento, será realizado nos dias 28 de junho a 14 de julho, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM. Para os indicados ao Oscar Amarelo, o festival escolheu oito filmes, de oito países, divididos nas categorias: melhor curta, melhor longa e melhor animação.

Mais de 50 filmes de todos os continentes serão exibidos durante a programação, todos relacionados a bombas atômicas, energia nuclear, mineração de urânio e os perigos radioativos. O objetivo é estimular a produção de documentários independentes, ficções e filmes de animação sobre qualquer questão nuclear.

De acordo com os organizadores, "ao conceder o 'Oscar Amarelo', o festival pretende apoiar cineastas 'nucleares' a continuarem com o seu trabalho e dar-lhes mais visibilidade".

Oscar Amarelo

O "Yellow Oscar" 2012 é um modelo inspirado no último bonde do Rio de Janeiro, feito de materiais reciclados e reutilizados pelo artista plástico Getúlio Damado, de Santa Teresa.

oscar amarelo
O prêmio foi criado pelo artista Getúlio Damado/Foto: Divulgação

Este prêmio 2012 é uma homenagem ao bonde do bairro artístico de Santa Teresa, onde aconteceu um grave acidente em 2011, quando o bonde ficou fora de serviço. No entanto, o "Yellow Oscar" é um pouco diferente do bonde real. A peça do Artista Getúlio é um bonde movido à energia solar, que ainda é um sonho do futuro.

Assista abaixo a primeira parte de um dos indicados ao Oscar Amarelo: "Chernobyl, o ladrão invisível".
 
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital