Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Março | Corais são capazes de clonarem a si mesmos, revela estudo

Biodiversidade

02 de Março de 2012

Leia Também
 

Corais são capazes de clonarem a si mesmos, revela estudo

reef.jpg
Foto: Sxc.hu

Um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo, com possibilidade de extinção de 75% da espécie, talvez tenha em sua forma de reprodução a chave para sobrevivência. Um estudo marinho realizado por cientistas australianos revelou que embriões de corais têm a capacidade de clonarem a si mesmos.

A pesquisa, publicada na revista Science, detectou que a grande fragilidade dos embriões de corais, a ponto de serem fragmentados pelas ondas ou por ventos, teria originado o modelo alternativo de reprodução.

Ao se despedaçar, o embrião consegue gerar um clone do seu original que, embora menor, consegue se desenvolver e fixar em rochas formando corais juvenis. De acordo com Andrew Heyward e Andrew Negri, responsáveis pelo estudo, este modelo de reprodução é algo inédito no reino animal.

Os embriões de corais não possuem uma capa protetora como ocorre em animais maiores, tais quais os mamíferos. Os cientistas notaram que mesmo brisas suaves conseguem fragmentar os embriões.

Extremamente importantes para conservar a biodiversidade marinha, a divisão pode ter sido uma estratégia de sobrevivência desses animais a mudanças imprevistas em ambientes.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital