Editorias / Energia
HOME | Posts | 2012 | Março | Corte em subsídios compromete liderança da Alemanha em energia solar

Energia

16 de Março de 2012

Leia Também
 

Corte em subsídios compromete liderança da Alemanha em energia solar

germany-house.jpg
No país é comum cidadãos produzirem sua própria energia em casa/Foto: Thetimchannel

Falta pouco para a Alemanha perder a liderança na produção de energia solar no mundo, ao menos é o que especialistas apontam após o governo anunciar um plano que reduz em quase 30% os subsídios à produção de energia captada pelo sol.

A medida gerou protestos e indignou a indústria solar e os ambientalistas, diante da possibilidade de retração da produção, cuja capacidade (superior a 25 mil megawatts) se iguala a todos os demais países juntos. Nos dias claros, o Sol pode fornecer até 25% da energia do país.

O argumento do governo é que a demanda está alta demais para manter a tecnologia. O aumento na capacidade da produção em dezembro - de 7,5 mil megawatts (MW), o mesmo que a produção de cinco usinas nucleares - gerou subsídios superiores a US$ 10,5 bilhões.

No ano passado, a crise econômica também fez com que Grã-Bretanha, Itália e França realizassem cortes semelhantes. Na Alemanha, as subvenções já haviam diminuído 50% nos últimos três anos.

Subsídio

A política de subsídios explica em grande parte o desempenho do país em energia solar. Não é raro que cidadãos alemães produzam sua própria energia solar, por meio de painéis fotovoltaicos no telhado, e vendam o excedente a empresas públicas. Além disso, há cooperativas que alugam espaço em terraços de prédios públicos para instalação de módulos solares.

O corte nos subsídios pode levar a um retrocesso na política de energia renovável alemã, que já baniu em seu território usinas nuclear. “Esta decisão matará o mercado da energia solar”, afirmou o presidente da Cosmoenergy, fabricante de células fotovoltaicas, Stefan Hief, à IPS. “Se tem que haver cortes, não deveriam ser tão drásticos como propõe o governo. Deste modo perderemos milhares de postos de trabalho no setor”.

Com informações da IPS

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital