Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Março | Designers criam cadeiras de rodas recicladas para países subdesenvolvidos

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

16 de Março de 2012

 

Designers criam cadeiras de rodas recicladas para países subdesenvolvidos

cadeira.jpg
Fotos: Josep Mora

Cadeiras de rodas são caras e muitas vezes inacessíveis para as pessoas que vivem em países de terceiro mundo. Para reduzir o custo das cadeiras, os designers catalães Josep Mora e Clara Romaní construíram cadeiras de rodas a partir de várias cadeiras baratas que estão disponíveis localmente.

Para criar as cadeiras os designers reciclaram cadeiras de rodas velhas. Suas rodas foram retiradas e anexadas em cadeiras disponíveis no local, tais como as de plástico e madeira. Na oficina de Inkuru Nziza os vários modelos estão sendo testados atualmente com pacientes de hospitais locais.

cadeira2.jpg

O objetivo é reduzir, tanto quanto possível, o custo das cadeiras de rodas. Ao comprar apenas as rodas e reciclar os materiais disponíveis localmente, o custo é reduzido drasticamente.

Para se certificar de que os usuários saberão como reparar o produto ele é convidado a assisti a fabricação em uma oficina local. A equipe do hospital também está sendo treinada para fazer cadeiras de rodas para continuar o trabalho uma vez que os designers irão regressar ao seu país. 

cadeira3.jpg

Segundo o portal TreeHugger, as cadeiras podem não ser tão confortáveis de usar como as cadeiras de rodas padrão, mas elas são definitivamente melhor do que nada.

A dupla de designers está atualmente em Ruanda para testar a idéia e criar oficinas no intuito de incorporar as cadeiras de rodas finais no processo de produção.

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital