Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Março | Luís Teixeira quer produzir uma nova peça a cada mês a partir de materiais descartados

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

30 de Março de 2012

 

Luís Teixeira quer produzir uma nova peça a cada mês a partir de materiais descartados

eco-lampada-capa.jpg
Foto1: luminárias feitas com pratos de plástico descartáveis; Foto2: feita com tampinhas de caixa de suco/Fotos:Divulgação

O designer português Luís Teixeira faz parte do grupo de pessoas que enxergam o novo em meio aos resíduos descartados na lixeira. Com criatividade e bom gosto, elabora peças exclusivas como as eco-lâmpadas, que são lustres feitos com cabides de acrílico, pratos descartáveis, discos de vinil e tampas de embalagens de sucos de caixa. O trabalho de Teixeira busca sensibilizar as pessoas sobre a quantidade de resíduos que desperdiçamos e como, a partir deles, é possível criar belos projetos.

eco-lampadas-8.jpg
Lustre feito com cabides de plásticos descartáveis

Em 2012, o designer português fez um auto-desafio. Por conta da crise econômica que passa a Europa, Teixeira se propôs a criar uma peça nova a cada mês - todas feitas com produtos reciclados. Entre os exemplos estão as luminárias "Call Me", feita usando um antigo gancho de telefone, e a "Conic", produzida a partir de restos de madeira.

Com essa iniciativa, ele quer estimular tanto as empresas quanto a sociedade em geral a refletir sobre os desperdícios do consumismo desenfreado, para que todos tomem decisões conscientes na hora de consumir.

eco-lampada3.jpg

eco-lampada4.jpg

Segundo o designer, uma das importâncias do trabalho que realiza está relacionada ao cuidado com o meio ambiente: "A questão importante é que o ambiente ganhou com esta ação”, afirmou.

eco-lampada.jpg
Luminárias feitas com paletes de madeira prensada

Além de focar na necessidade de reutilização adaptativa, Teixeira também incorpora um elemento de responsabilidade social em seu trabalho. Por exemplo, o modelo "NOOVA", fabricado usando cabides de plástico, é produzido por detentas em uma prisão feminina. Ao fazê-lo, Teixeira ajuda essas mulheres a desenvolverem novas habilidades comerciais, ensinando a ganhar dinheiro e aumentar a auto-estima.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital