Editorias / ISO 26000
HOME | Posts | 2012 | Março | Fórum online gratuito traz especialistas para debater ISO 2600

ISO 26000

01 de Março de 2012

 

Fórum online gratuito traz especialistas para debater ISO 2600

iso2600.jpg
Imagem: Divulgação


Os empreendedores que pretendem aprimorar ou implantar os princípios da Norma ISO 26000 em suas instituições têm uma boa oportunidade de tirar dúvidas e trocar ideias. Na terça-feira, 6 de março, começa um fórum online sobre a norma realizado pela Rede Mobilizadores em parceria com o Fórum Governamental de Responsabilidade Social (FGRS). O fórum, que segue até o dia 14 de março, é gratuito.

Alguns dos temas a serem abordados são os princípios e fundamentas da norma, as principais dificuldades das empresas brasileiras na implementação de ações sugeridas, a avaliação da sociedade sobre as empresas que seguem a ISO, entre outros.

Para debater o assunto com os internautas, participam do fórum alguns delegados da elaboração da ISO 26000. São eles: Andréa Henriques, representante do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na coordenação do FGRS; Ana Borges, representante do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na coordenação do FGRS; Hélio Costa, coordenador do Programa de Responsabilidade Social do Instituto Observatório Social; Lisângela Reis, coordenadora de Responsabilidade social da Eletrobras Furnas; Eduardo Campos de São Thiago, gerente de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Embora de uso voluntário e sem fins de certificação, a ISO 26000 pode trazer vários benefícios para as organizações que a adotarem

A atividade será realizada no Grupo Mobilização Social: Direitos, Participação e Cidadania. Para participar, basta se cadastrar na Rede Mobilizadores, acessando o link “Inscreva-se” no site. Além do fórum, o site disponibiliza textos, cartilhas e vídeo sobre o tema.

A norma

Lançada em 2010, a ISO 26000 é uma norma internacional que orienta as organizações que desejem incorporar diretrizes socioambientais em seus processos decisórios e se responsabilizar pelos impactos de suas ações na sociedade e no meio ambiente. Ao todo, a norma contempla sete temas:

• Direitos humanos;
• Práticas de trabalho;
• Meio ambiente;
• Governança organizacional;
• Práticas leais de operação;
• Relacionamento com consumidores;
• Envolvimento comunitário;
• Desenvolvimento.

Um dos grandes diferenciais da norma fica por conta do seu processo de construção. Sua elaboração levou cinco anos para ser concluída, envolvendo 91 países-membro da Organização Internacional para Normalização (ISO) e cerca de 500 pessoas, entre integrantes de Governos, organizações e sociedade civil.

Apesar de ser de uso voluntário e sem fins de certificação, a ISO 26000 pode trazer vários benefícios para as organizações que a adotarem, tais quais vantagem competitiva; capacidade de atrair e manter trabalhadores ou sócios, clientes ou usuários; melhor relacionamento com empresas, governos, mídia, fornecedores, clientes e comunidade em que atua.

Confira o nosso canal sobre a ISO 26000 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital