Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2012 | Março | Jogos Olímpicos de Inverno, na Rússia, terão instalações "verdes"

Arquitetura e Construção

20 de Março de 2012

 

Jogos Olímpicos de Inverno, na Rússia, terão instalações "verdes"

 sochi.jpg
Projeto do Parque Olímpico de Sochi/Foto: divulgação

Enquanto o Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo em 2014, do outro lado do globo, a cidade russa Sochi está implementando “preparativos verdes” para os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerá no mesmo ano. Todas as obras para os jogos exigem soluções inovadoras para as instalações que receberão a competição e as Paraolimpíadas de Inverno.

As construções russas devem possuir padrões eficientes de conservação energética e utilizar fontes de energia alternativas. Sistemas de controle de automação serão implantados, reduzindo, significativamente, o consumo energético. Os construtores deverão ainda remover, obrigatoriamente, os resíduos acumulados em função das obras de adaptação da cidade para os jogos.

Padrões

De acordo com o diretor do Departamento de Suporte Ecológico da corporação estatal Olimpistroy, Gleb Batletsov, a corporação desenvolveu padrões verdes que estão integrados em um sistema de certificação voluntária. Esses requisitos, que se aplicam aos construtores de instalações, superam em até 70% as exigências da legislação russa atual. Ele afirma que mais de 10% do orçamento da empresa foi investido em questões ambientais.

O comitê organizador dos jogos acredita que o evento pode ser um estímulo para criar mudanças positivas na região. De acordo com eles, em aproximadamente 80% das cidades em que os Jogos foram realizados após 1972 estão, atualmente, entre as 200 cidades mais populares do mundo. Os Jogos de 1992, por exemplo, ajudou o Barcelona a se tornar um dos centros turísticos do mundo principais.

O desenvolvimento sustentável é visto pelos organizadores como a solução para questões sociais, econômicas e ambientais na região. A intenção é investir no ecoturismo nas montanhas em que o parque olímpico de Sochi será construído.

Com informações do Diário da Rússia

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital