Editorias / Consumo Consciente
HOME | Posts | 2012 | Março | MMA: É preciso ter mais consumidores conscientes para o equilíbrio do meio ambiente

Consumo Consciente

20 de Março de 2012

Leia Também
 

MMA: É preciso ter mais consumidores conscientes para o equilíbrio do meio ambiente

consumidores.jpg
Atualmente os consumidores conscientes estão em torno de 5% da população/Foto:8zil

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) celebrou no dia do Consumidor, 15 de março, o avanço da legislação que protege os interesses dos indivíduos que consomem, assim como o direito a um meio ambiente equilibrado. O MMA afirmou que para chegar a esse equilíbrio é preciso dobrar o número de consumidores conscientes, que atualmente está em torno de 5% da população, de acordo com pesquisa do Instituto Akatu Responsabilidade Social, para 10% até 2014.

"A meta se torna mais ambiciosa diante do aumento, em milhões de pessoas, da classe consumidora no Brasil", afirmou a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Samyra Crespo.

Para cumprir a meta o Ministério aposta no Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), construído junto com a sociedade, é um mapa que indica o caminho para atingir objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de ações de produção e consumo. Os temas prioritários do plano são: educação para o consumo sustentável; compras públicas sustentáveis; agenda ambiental na administração pública; aumento de reciclagem de resíduos sólidos; varejo sustentável e construções sustentáveis.

O consumo e as mulheres

mulheres-consumidoras.jpg
As mulheres são as maiores consumidoras hoje no Brasil/Foto:Patrick Szymshek

Segundo pesquisas do Instituto Data Popular, entre 70% e 80% das decisões de consumo hoje no Brasil são tomadas por mulheres. Portanto, para alcançar o desenvolvimento sustentável é fundamental conquistar o público feminino.

Atualmente, está sendo feita uma outra pesquisa para entender esse universo de novos consumidores brasileiros, intitulada "O que os brasileiros pensam sobre o desenvolvimento sustentável" - parte da série histórica "O que o brasileiro pensa do meio ambiente", iniciada em 1992.

"As mulheres hoje são maioria em diversos países. Somos 52% da população no Brasil. Os últimos censos mostram que, além de serem maioria, as mulheres formam a parcela mais escolarizada da população. Evidentemente, qualquer projeto de desenvolvimento de um país não pode abrir mão desse grupo", explicou Samyra Crespo, coordenadora da pesquisa.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital