Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2012 | Março | Na Sibéria, sistema de iluminação reduz consumo de energia e melhora o trânsito

Cidades Sustentáveis

13 de Março de 2012

Leia Também
 

Na Sibéria, sistema de iluminação reduz consumo de energia e melhora o trânsito

siberia.jpg
Ruas que estiverem pouco movimentadas receberão menor iluminação/Foto:
Mksystem

Embora garantam a segurança tanto nas ruas quanto no trânsito, o consumo com eletricidade da iluminação pública tradicional está estimulando os cientistas a buscar soluções alternativas. Na Sibéria, um pesquisador desenvolveu um sistema automático de iluminação adaptada que irá ajudar a região a reduzir o consumo de eletricidade significativamente e a controlar o tráfego, reduzindo engarrafamentos.

A ideia do sistema é simples: usar a luz racionalmente, economizando-a onde não há movimento e intensificando os locais com alto fluxo. Em outras palavras, o sistema é composto por conjunto de dispositivos que, em caso de ausência ou fraco fluxo de veículos durante a noite, economizam energia, reduzindo intensidade de fontes de luz.

O sistema de controle de iluminação, que utiliza LEDs, economiza energia, prolonga a vida útil das lâmpadas e ajuda a evitar a poluição luminosa. O dispositivo se parece com uma placa normal, que contém um microcontrolador com um conjunto de sensores. Os sensores monitoram a situação na rua e na estrada, e o microcontrolador ajusta instantaneamente os parâmetros das luzes.

Além de controlar a iluminação de vias, o dispositivo analisa a situação nas estradas, podendo auxiliar a resolver o problema dos engarrafamentos e congestionamentos.

Com informações da Voz da Rússia 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital