Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2012 | Março | Prefeitos debatem desenvolvimento sustentável em Brasília

Economia e Política

26 de Março de 2012

 

Prefeitos debatem desenvolvimento sustentável em Brasília

 prefeitos se reunir� em bras�ia
Durante o encontro haverá o lançamento da Rede Nacional de Agentes de Desenvolvimento/Foto: José Cruz/ABr

Incentivar a adoção de uma agenda propositiva para o desenvolvimento sustentável das cidades e fornecer subsídios para incorporar os temas da sustentabilidade socioambiental, da erradicação da miséria e da criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Estes são os principais objetivos do primeiro Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria, que será realizado a partir de terça-feira, 27 de março, até quarta-feira (29), em Brasília.

O primeiro EMDS também é considerado uma prévia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. Durante o evento, será aprovado o posicionamento das autoridades brasileiras para a conferência, a ser realizada, em junho, no Rio de Janeiro. Durante a abertura oficial do encontro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fará uma apresentação sobre os municípios e a Rio+20. Também serão entregues premiações às experiências de boas práticas de sustentabilidade ambiental urbana implementadas por municípios. Os trabalhos serão ainda expostos durante a Conferência das Nações Unidas.

Durante o encontro haverá o lançamento da Rede Nacional de Agentes de Desenvolvimento, que vai incentivar a entrada de mais agentes em ação e possibilitará a troca constante de informação. Os Agentes de Desenvolvimento (AD) são profissionais contratados pelas prefeituras para articular políticas públicas de desenvolvimento territorial, com prioridade para os pequenos negócios e a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

Oportunidade importante

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou à Agência Sebrae que este é um momento especial para que a agenda do empreendedorismo seja focada e ampliada. “Vamos ter eleições municipais e o espaço dos municípios é muito importante para que a gente consiga introduzir, com concretude, uma agenda de posturas municipais que apoiem o empreendedorismo, uma agenda local voltada para o desenvolvimento que tenha no empreendedor individual, na micro e pequena empresa um sustentáculo importante para a geração de emprego e renda".

Já o secretário nacional de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, avaliou que a sustentabilidade urbana é um dos grandes temas que tem relação com desastres urbanos e com mudanças climáticas. “Os grandes temas nacionais, no fundo, têm origem nas cidades”, argumentou ele. Bonduki acredita que este é um bom momento para que os prefeitos que buscam a reeleição expliquem o que realizaram para enfrentar os problemas ambientais. Também é uma oportunidade para que aqueles que estão pleiteando o cargo pela primeira vez (ou buscando retornar ao Executivo municipal) possam apresentar projetos.

O evento em Brasília será realizado no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o apoio do Sebrae e do Governo Federal. Participam o presidente da Câmara do Deputados, deputado Marco Maia, que na ocasião estará no exercício da Presidência da República; ministros, parlamentares, prefeitos e prefeitas, além de representantes de organizações da sociedade civil e de instituições financeiras.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital