Editorias / Energia
HOME | Posts | 2012 | Março | Software torna o Louvre energeticamente eficiente

Energia

09 de Março de 2012

 

Software torna o Louvre energeticamente eficiente

louvre.jpg
Somente a troca da iluminação externa do museu possibilitou a economia de energia de 73% anuais/Foto: Sxc.hu

Após ter sido uma fortaleza e um palácio real, um dos maiores museus do mundo vai se tornar também uma referência em inteligência e eficiência energética. Uma parceira entre o Museu do Louvre, em Paris, e a empresa de tecnologia IBM, possibilitando que o local seja gerenciado mais eficientemente.

O software IBM Maximo Asset Gestão de Pessoal instalado no museu o transformou em uma “construção inteligente”, com a instalação de sensores, análise de dados em tempo real e outras ferramentas online. A empresa buscou maneiras de tornar o museu mais seguro, eficiente energeticamente e com melhor infraestrutura para receber os quase nove milhões visitantes anuais.

A aquisição do sistema faz parte de um conjunto de ações adotadas pelo museu para tornar-se eficiente energeticamente. No ano passado, a instalação de lâmpadas LED na iluminação exterior, onde se situa a pirâmide, proporcionou a de luz de 73% por ano. O projeto, que só terminará em 2013, prevê a troca de 4.500 pontos de luz (3.200 serão substituídos pela tecnologia LED).

Sistema

O software da IBM foi instalado para coordenar natural e eficientemente o planejamento, a limpeza, a manutenção, o aquecimento, a iluminação e até os sistemas de trancas de mais de 2,5 mil portas dentro do museu.

Segundo a IBM, o novo software permite que o museu obtenha uma melhor visão sobre sua operação, gestão em tempo real e eficiência, além do gerenciamento informatizado para fazer sua manutenção constante. O sistema utiliza o feedback de sensores para antecipar os problemas, como motores com pontos de falha ou filtros com necessidade de troca.

Além disso, o software permite que o Louvre visualize a infraestrutura completa do museu e saiba, por exemplo, quantos bens possui, a sua localização exata e o registro de histórico de manutenção de cada obra de arte.

Com informações Times of India

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital