Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2012 | Novembro | Maior poluidor per capita, Catar apresenta comprometimentos ambientais na COP-18

Economia e Política

28 de Novembro de 2012

 

Maior poluidor per capita, Catar apresenta comprometimentos ambientais na COP-18

Por Fernando Beltrame*

fahad.jpg 
Fahad bin Mohammed al-Attiyah durante o discurso que defendeu as ações ambientais do Catar.
Foto: sallie_shatz/COP-18

Executivo da organização da COP-18/CMP8 Doha e presidente do programa nacional de segurança alimentar, Fahad bin Mohammed al-Attiyah iniciou seu discurso reforçando a preocupação do país com as mudanças climáticas e que o governo está preparado para tomar decisões no sentido de reduzir o seu impacto ambiental e fomentar projetos sustentáveis.

De acordo com um estudo realizado pela ONG britânica Carboun, o Catar é o país com a maior emissão de carbono per capita, 55,4 toneladas de dióxido de carbono por pessoa, cerca de dez vezes a média global. Na região, o país-sede da COP-18 é seguido por Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Bahrein.

Segundo Fahad, o Catar é um dos países mais vulneráveis às consequências dos efeitos extremos do clima, uma vez que 90% do alimento consumido no país são importados e entre 35% a 40% das residências do país estão localizadas em Doha, uma cidade plana e praticamente no nível do Golfo.

cop18-quatar-1.jpg
O lobby do Centro de Convenções Nacional do Qatar.
Foto: iisd.ca

Brevemente, al-Attiyah ressaltou que a proteção com o meio ambiente é um do quatro pilares do Catar Nacional Vision 2030 (QNV 2030). Um dos principais objetivos do programa é conscientizar a população quanto à sustentabilidade e buscar o equilíbrio entre as necessidades essenciais e a preservação ambiental.

cop18-quatar02.jpg
Vista geral do plenário da COP-18.
Foto:  iisd.ca

Movimentação dos corredores da COP-18

Durante o segundo dia do evento, o executivo informou que 12.000 dos 17.600 inscritos já chegaram a capital do Catar. A COP-18 disponibilizou 450 ônibus para as delegações, espalhados por 36 pontos. Ao todo, 700 organizações não governamentais se inscreveram, sendo 30 delas locais.

Durante toda a semana, o Catar irá apresentar seus projetos e planos para atingir seus objetivos ambientais.

...

*Fernando Beltrame está em Doha e é diretor da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade. 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital