Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2012 | Novembro | Na plenária da COP-18, Brasil reforça principais desafios para extensão do Protocolo de Kyoto

Economia e Política

29 de Novembro de 2012

Leia Também
 

Na plenária da COP-18, Brasil reforça principais desafios para extensão do Protocolo de Kyoto

 plenaria.jpg
Embaixador André Corrêa do Lago citou redução recorde do desmatamento da Amazônia na COP-18

Por Fernando Beltrame*

Na plenária aberta da COP-18 e durante a reunião com a delegação e participantes brasileiros, o embaixador André Corrêa do Lago, principal negociador do Brasil, reforçou o comprometimento do país nas conversas acerca do segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto, além da necessidade de melhoria em três aspectos principais:

- participação de um maior número de países e o comprometimento com metas mais agressivas;
- aumento da demanda por créditos de carbono e demais incentivos a projetos de mitigação ou redução de emissões;
- análise dos critérios de adicionalidade e MRV (Mensuração, Reporte e Verificação).

Além do detalhamento dos itens do documento do segundo período do Protocolo de Kyoto (cuja primeira fase termina em 31 de dezembro), um debate importante foi realizado para a negociação do novo framework de compromissos, chamado de Plataforma de Durban (Durban Platform for Enhanced Action). Este acordo visa incluir todos os países a um compromisso climático pós-2020.

A COP-18 também tem sido uma oportunidade para os diversos países e mecanismos/instituições, que combatem os eventos caudados pelas mudanças climáticas, apresentarem seus resultados. Neste dia, foram apresentados resultados do IPCC, Financiamento Rápido (Fast-start Finance) e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Um dos relatórios apresentados, intitulado Mudanças Climáticas, Mercado de Carbono e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL): Uma Chamada para Ações, informou que o MDL representou US$ 3,6 bilhões de investimentos de países desenvolvidos, o que promoveu o investimento total de mais de U$ 215 bilhões em projetos de mitigação e redução de emissões em nações em desenvolvimento.

A COP-18 segue até o dia 7 de dezembro, na capital do Catar.

...

*Fernando Beltrame está em Doha e é diretor da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital