Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Novembro | Saiba quantas vezes os materiais mais comuns podem ser reciclados

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

13 de Novembro de 2012

Leia Também
 

Saiba quantas vezes os materiais mais comuns podem ser reciclados

reciclagem.jpg
Foto: Sxc.hu

Se você faz coleta seletiva de materiais recicláveis em casa, provavelmente tem uma ideia geral de reciclagem. Mas quantas vezes esse itens foram reciclados? Alguns materiais provavelmente já passaram por esse processo várias vezes, enquanto outros nem sabem o que é isso.

O EcoD vai te ajudar a descobrir quantas vezes os materiais comuns podem ser reciclados, assim como qual tipo pode, ou não, passar por esse processo. E você pode saber ainda mais detalhes sobre cada material acessando nosso Canal Especial Lixo Zero.

Latas de alumínio

aluminio.jpg
Foto: Sxc.hu

As latas de alumínio podem ser recicladas infinitamente. Elas são um dos melhores materiais quando se trata de reciclagem, já que não há limite no número de vezes que o alumínio pode ser reciclado. Consequentemente, o alumínio é quatro vezes mais valioso do que outros materiais recicláveis.

No Brasil, por exemplo, somente 17, em cada mil latinhas de alumínio consumidas no país, em 2011, foram parar no lixo. O índice de reciclagem é de 98,3%, um novo recorde que continua garantindo a liderança do país no setor.

Clique aqui e saiba como funciona a reciclagem do metal

Papel

papel.jpg
Foto: Sxc.hu

Mesmo reciclado, estudos indicam que o papel só pode ser reaproveitado de cinco a sete vezes em laboratório. A reciclagem não é infinita porque a fibra degrada.

A depender do papel, muitos não servem para reciclagem, a exemplo do papel vegetal e celofane. Veja a lista completa no guia "o que pode ou não ser reciclado?"

Clique aqui e saiba como funciona a reciclagem do papel

Cobre e aço

cobre.jpg
Foto: Sxc.hu

Infinitamente! Como latas de alumínio, outros metais comuns como cobre e aço também podem ser reciclados várias vezes sem perder qualidade. É mais barato reciclar metais como o cobre do que adquirir um novo - o cobre reciclado vale quase tanto quanto o cobre novo. Outro ponto interessante é que os metais podem ser reciclados rapidamente. Acredite ou não, sucatas de aço podem ser derretidas em aço novo em menos de uma hora.

Clique aqui e saiba como funciona a reciclagem do metal

Papelão

papelao.jpg
Foto: Sxc.hu

Muitas vezes! Porque diferentemente do papel, o papelão tem fibras longas e fortes. Ele pode ser dividido várias vezes e transformado em novos produtos de papel, embora perca qualidade.

Segundo a Recicla Brasil, existem dois tipos de caixas de papelão considerados recicláveis: o primeiro é o tipo de papelão geralmente visto na embalagem de materiais que são chamados frequentemente de papelão corrugado.

O segundo tipo de papelão é o de embalagens de cereais, caixas de camisas, caixas de sapatos e por vezes materiais congelados: papelão plano.

Alguns tipos de papelão são não recicláveis diretamente, como as caixas de papelão de leite. Isto porque tem uma cera de recobrimento para prevenir vazamento.

Garrafas e frascos de vidro

vidro.jpg
Foto: Sxc.hu

Infinitamente! O vidro não perde qualquer qualidade, mesmo quando ele é reciclado várias vezes. Assim como o cobre, o vidro também é mais rentável para reciclar do que criar um novo. Ele pode voltar à produção de novas embalagens e produtos, substituindo totalmente o material virgem. Dessa forma, um quilo de vidro pode produzir outro um quilo de vidro, com perda zero e sem poluição para o meio ambiente.

Fique atento apenas para os espelhos, vidros de automóveis e janelas que não podem ser reciclados. Veja a lista completa no guia o que pode ou não ser reciclado? 

Clique aqui e saiba como funciona a reciclagem de vidro.

Plástico

plastico.jpg
Foto: Sxc.hu

Muitas vezes ou uma única vez, vai depender do tipo de plástico. O PET, um dos mais conhecidos, é tão resistente que pode ser transformado várias vezes sem perder suas características principais. Já o Pead (polietileno de alta densidade), não funciona da mesma forma, pois perde qualidade durante o processo de reciclagem.

Clique aqui e conheça todos os tipos de plásticos e como funciona a reciclagem de cada um deles.

Em 2011, a reciclagem de PET no Brasil aumentou 4,25% em relação ao ano anterior. O dado, mantém o país entre os líderes mundiais do setor, e foi divulgado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital