Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Outubro | Cozinha EcoD: Quibe de berinjela

Vida e Saúde

07 de Outubro de 2012

 

Cozinha EcoD: Quibe de berinjela

capa-cozinha-ecod.jpg
Fotos: Blog Yes We Cooking

Comer um quibe sem pesar na consciência é possível. Para provar, a Cozinha EcoD traz a receita de Cecília Padilha do blog Yes We Cooking que, com algumas adaptações, deixou o tradicional salgadinho de festas muito mais saudável.

Natural da Arábia Saudita, o quibe era no início considerado "comida de pobre". Ele era utilizado para fazer render a carne de carneiro, escassa na região.

No lugar da carne vem a berinjela e ao invés de frito ele é assado. “E o resultado realmente surpreendeu, não deixa nada a desejar ao quibe tradicional”, afirmou a blogueira.

O ingrediente principal do salgadinho natural da Arábia Saudita é o trigo, um grão rico em fibras e vitaminas do complexo B que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso e digestivo, importantes para o cabelo, pele, unhas, ossos e dentes.

O trigo contém também potássio, fósforo, cálcio, magnésio, selênio, manganês e um pouco de ferro.

Aprenda a fazer o quibe de berinjela com a Cecília:

Recebi essa receita por indicação do meu avô: apesar de nunca ter provado, a recomendação foi enorme, disse que a receita era deliciosa e tirou uma cópia para eu tentar. E claro que depois de tantas recomendações estava contando os dias para testar. Fiz apenas uma pequena substituição, troquei nozes por amêndoas, o que é questão de gosto mesmo. Não esquecer do limãozinho, azeite e flor de sal ao servir. São fundamentais!

kibe.jpg

Ingredientes:
(para 2 a 3 pessoas)

  • 1 berinjela grande sem casca picada em rodelas
  • 1/4 de xícara de hortelã
  • 1 xícara de trigo para kibe
  • 1/2 colher de sopa de amêndoas (ou nozes, o que estiver disponível)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão (usei o siciliano, mas pode ser do tradicional)
  • 1 cebola grande picadinha
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Deixar o trigo de molho por 30 minutos em 1/2 litro de água. Em um recipiente, coloque a berinjela e espalhe 1 colher de sopa de sal e o suco de limão e deixe descansar por 15 minutos.

Em seguida lave e seque a berinjela e bata no processador até obter uma pasta. Reserve a metade da pasta e à outra misture o trigo (já espremido, sem água), a cebola, hortelã, amêndoas picadinhas, 1 colher de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

Em uma frigideira, refogue por 5 minutos a berinjela reservada em 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Tempere com sal a gosto.

Arrume metade da massa de berinjela com trigo em uma assadeira:

receita-quibe2.jpg

Espalhe a berinjela refogada por cima:

receita-quibe3.jpg

Cubra com a massa restante:

receita-quibe.jpg

Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180°C) por 45 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno e corte em pedaços. Enjoy!

cabec.jpgCecilia Padilha :: Blog Yes We Cooking

* Cozinheira por hobby, trabalha com o mercado financeiro e tem mestrado em Finanças Internacionais.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital