Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Outubro | Desmatamento pode ser principal causa de possível extinção de primatas na Amazônia

Biodiversidade

02 de Outubro de 2012

 

Desmatamento pode ser principal causa de possível extinção de primatas na Amazônia

untitled-2.jpg
Das 100 espécies detectadas, cerca de 15 estão ameaçadas em extinção. Foto: Anton Power

Cerca de 15 espécies de primatas, das 100 detectadas na fauna amazônica, estão ameaçadas de extinção. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Wilson Spironello, acredita que a principal causa do problema é o desmatamento.

Ele afirmou que a catástofre atinge, sobretudo, os macacos menores a exemplo do sauim-de-coleira, que habita regiões próximas à Manaus. "Existe uma distribuição mais restrita. Essa espécie habita um espaço com maior foco de ocupação humana", explicou ao portal G1.

Para tentar melhorar a situação, o Plano de Ação Nacional Para a Conservação do Sauim-de-Coleira está desenvolvendo, por meio do Inpa, um levantamento para detectar o número exato de representantes dessa espécie e criar estratégias para preservar a vida do primata. "Temos pesquisas independentes onde estudamos e monitoramos alimentação, ecologia dos animais, como se comportam em ambientes fragmentados, entre outros", comentou.”

Apesar de serem primatas, as espécies possuem tamanho e alimentação diferentes. O peso deles podem variar de 130g a 12Kg, esse fator é importante, pois, os animais maiores são caoturados com facilidade. E a alimentação é diversificadas, contendo frutos, sementes, folhas e  insetos.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital