Editorias / Juventude
HOME | Posts | 2012 | Outubro | Iniciativa pretende apoiar no combate a fome infantil em países em desenvolvimento

Juventude

03 de Outubro de 2012

 

Iniciativa pretende apoiar no combate a fome infantil em países em desenvolvimento

514651.jpg
Outras iniciativas vêm tentando mobilizar a comunidade internacional para o problema da desnutrição infantil. Foto: UN Photo/Sylvain Liechti

Em celebração ao Natal, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas e a organização não governamental World Nurture Foundation irão realizar um evento para angariar apoio ao combate à fome e à promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional nos países em desenvolvimento. A celebração será no dia 13 de dezembro no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro.

"Segundo os dados do PMA, uma em cada quatro crianças em países em desenvolvimento está abaixo do peso. É imprescindível que atuemos de forma coordenada para a criação de programas de alimentação escolar nas regiões pobres", afirmou a fundadora da organização, Monika Jablonska.

Outras iniciativas vêm tentando mobilizar a comunidade internacional para o problema da desnutrição infantil. Durante a recente 67° Sessão da Assembleia Geral da ONU na última semana de setembro, em Nova York, uma reunião com representantes de governos, sociedade civil, setor privado e doadores discutiram a iniciativa global para Ampliação da Nutrição (SUN, na sigla em inglês).

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou progressos do Movimento SUN, no qual 30 países se comprometeram a priorizar a nutrição. Ele também aproveitou a oportunidade para convocar os líderes mundiais para reunir esforços em prol da erradicação da fome no mundo.

"A Cooperação Sul-Sul se mostra como uma ferramenta eficiente na luta contra a fome. Nos últimos anos, o Brasil se tornou uma vitrine de políticas sociais", avaliou Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome, em Brasília. O Centro recebe delegações da América Latina, África e Asia com o apoio do governo brasileiro para promover capacitação técnica em políticas de alimentação escolar.

O Programa Mundial de Alimentos, em parceria com o governo brasileiro, lançou o Centro de Excelência contra a Fome com o objetivo de promover políticas nacionais sustentáveis de segurança alimentar e nutricional com base nos sucessos da experiência do Brasil.

O Centro serve como uma ponte para a cooperação sul-sul com foco no desenvolvimento de capacidades nas áreas de alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e segurança alimentar. O diálogo de políticas é feito com países do Sul interessados em desenvolver seus próprios programas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital