Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Outubro | Raios UVB afetam proteção natural da pele, aponta estudo

Vida e Saúde

02 de Outubro de 2012

 

Raios UVB afetam proteção natural da pele, aponta estudo

untitled-4.jpg
A camada mais externa da pele é chamada de estrato córneo. Foto: c.alberto

Um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, apontam que os raios ultravioleta B (UVB) afetam a proteção natural da pele. O fato pode ocasionar rachaduras, fissuras, inflemações, infecções, descamações e cicatrizes.

A pesquisa, publicada na primeira semana de outubro, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), analisou os efeitos da radiação solar sobre a camada mais externa da pele, nomeada de estrato córneo.

Os cientistas analisaram os tecidos do abdômen e das mamas (regiões do corpo tradicionalmente menos expostas) de mulheres entre 22 e 81 anos, durante 60 dias seguidos de "bronzeamento". E concluíram que houve uma redução na força de ligação entre as células e na tensão para fraturar a camada, além de mudanças estruturais na queratina e nos lipídios presentes na superfície da pele.

"Se os pesquisadores vissem a área do rosto, por exemplo, não saberiam se a alteração foi anterior ou não. Como essas são áreas preservadas, meio 'virgens', dá para avaliar o quanto o sol pode romper as ligações entre as células", explicou a dermatologista Márcia Purceli, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que não participou do estudo.

Essas consequências acontecem além dos prejuízos mais conhecidos, como o envelhecimento e à incidência de câncer. A equipe acredita que a descoberta possa levar a um método quantitativo para determinar a eficácia de filtros solares contra os danos causados pela radiação ultravioleta.

Com informações do poral Bem Estar.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital