Editorias / Eventos e Campanhas
HOME | Posts | 2012 | Setembro | Campanha visa alertar malefícios de alimentos com agrotóxico

Eventos e Campanhas

18 de Setembro de 2012

Leia Também
 

Campanha visa alertar malefícios de alimentos com agrotóxico

untitled-1.jpg
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos. Foto: Divulgação

Representantes de movimentos sociais espalhados pelo Brasil reuniram-se para conscientizar a população dos malefícios que os agrotóxicos utilizados nos alimentos podem trazer à saúde. A iniviativa deu vida à Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

A campanha, que foi motivada pela estimativa de que o Brasil, nos últimos três anos, ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos, convida os internautas para assinar uma petição contra o uso excessivo dos produtos. Além disso, os associados inscreveram a iniciativa no Catarse, com a proposta de desenvolver a seguintes ações:

  • Elaborar seminários para colaboradores, para multiplicar o trabalho;
  • Exibir sessões de cine-debate com o filme O Veneno Está na Mesa;
  • Realizar palestras e cursos em comunidades, escolas e ONGS;
  • Criar, imprimir e distribuir, gratuitamente, cartilhas, cartazes e panfletos informativos;
  • Produzir um vídeo de curta metragem para sensibilizar o público;
  • Realizar ações junto ao poder público e propostas legislativas;
  • Apoiar a criação e manutenção de hortas orgânicas comunitárias;
  • Manter um canal de comunicação constante com a sociedade, fornecendo orientação e convidando para ações.

O EcoD mostrou que a agroecologia é uma alternativa ao uso de agrotóxico. Durante o Congresso Mundial de Nutrição, no Rio de Janeiro, que reuniu diferentes estudos sobre os riscos do uso do agrotóxico no país, o professor Fernando Ferreira Carneiro, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), defendeu que, para o país viver uma “verdadeira revolução ecológica” é preciso investir no desenvolvimento da agroecologia.

"Há alternativas para alimentar o mundo sem agrotóxicos e a agroecologia é o caminho que pode gerar um novo modo de vida. O Brasil vive uma situação muito crítica, com o uso descontrolado de agrotóxico no campo. Mas é possível mudar essa condição com investimento e apoio à política estratégica da agroecologia”, frisou.

Uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicada em 17 de janeiro, determina que o metamidofós, agrotóxico usado nas lavouras brasileiras (principalmente nas de cana-de-açúcar, soja e algodão) deverá sair do mercado gradualmente e que o uso do produto será proibido a partir de dezembro de 2012.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital