Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Setembro | Cozinha EcoD: Batata recheada vegana

Vida e Saúde

30 de Setembro de 2012

Leia Também

Vida e Saúde

Cozinha EcoD: Ratatouille 23 de Setembro de 2012

Cozinha EcoD: Ratatouille

 

Cozinha EcoD: Batata recheada vegana

cozinha-ecod.jpg
Foto: Figos&Funghis

Todo prato brasileiro que se preze leva uma batatinha. Pois é! A batata é um dos principais alimentos em todo o mundo e também um dos mais populares entre os brasileiros.

Para quem pratica esportes, a batata é uma considerável aliada, pois contém grande quantidade de vitamina B6, que ajuda no desempenho atlético e na resistência muscular.

Comer batatas traz benefícios à saúde, como prevenção do risco de câncer de cólon, bem como auxilia na redução do colesterol e ainda na digestão, já que elas possuem muitas fibras solúveis e insolúveis.

A batata possui os mais variados modos de preparo, e o EcoD traz uma opção famosa com uma pitada natural, feita por Fabiana Pinfildi, do blog Figos&Funghis. São as batatas recheadas vegetarianas, que somam o famoso legume a outros nutritivos ingredientes como brócolis e cogumelos.

Aprenda a fazer a batata recheada vegana com a Fabiana. 

"Esta receitinha super simples vai agradar muito os leitores vegetarianos e veganos. Geralmente as batatas recheadas perdem o status de comida light por conta de tantos ingredientes que as pessoas gostam de colocar nelas – até eu confesso que às vezes o meu espírito obeso fala mais alto e eu ponho várias gordices nas minhas batatas assadas. Mas esta aqui é diferente, ela é bem magrinha e não leva absolutamente nenhum produto de origem animal, e como a única gordura que vai na receita é o famoso “fiozinho de azeite” acho que ela merece entrar até no seu cardápio da dieta como o “carbo” do dia. Olha como é fácil:"

Ingredientes:
(para 1 pessoa)

  • 1 batata grande com a casca
  • 1/2 xícara de brócolis
  • 3 colheres (sopa) de cogumelos (usei shimeji mas pode ser outro)
  • 1 colher (sopa) de molho shoyu
  • 1 fiozinho de azeite
  • 1 dente de alho espremido
  • sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave bem a batata e leve para assar com a casca em 180º por 40 minutos. Enquanto isso, cozinhe o brócolis e o cogumelo no vapor. Refogue o alho no azeite, tempere com sal e regue o brócolis com este azeite de alho. Quando a batata estiver macia, corte-a ao meio no sentido horizontal, tempere com sal e cubra uma das partes com o brócolis e depois com o cogumelo. Regue tudo com o molho shoyu e sirva com a outra parte da batata por cima do recheio ou faça duas porções usando cada metade da batata.

A partir desta ideia de receita você pode variar com muitos outros recheios, vegetarianos ou não. Tudo vai depender da sua fome!

Bom Apetite!

logo-figos-funghis.jpglogo-figos-funghis.jpg

 Fabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital