Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Setembro | Cozinha EcoD: Parfait de iogurte e kiwi

Vida e Saúde

09 de Setembro de 2012

Leia Também
 

Cozinha EcoD: Parfait de iogurte e kiwi

capa-cozinha-ecod.jpg
Fotos: Figos&Funghis

Abrir mão de uma sobremesa às vezes é bem difícil, mas é possível saboreá-la de forma saudável e sem peso na consciência. O EcoD traz uma receita ideal e bem simples à base de frutas e iogurte, uma união nutritiva que vai aumentar a expectativa para o fim da refeição.

O kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

As frutas são, sem dúvida nenhuma, vitais para promover uma boa saúde. Elas contêm vitaminas essenciais, além de minerais e fibras, que ajudam a proteger o organismo contra as doenças crônicas. As pessoas que costumam ingerir quantidades generosas de frutas têm maior probabilidade de reduzir doenças crônicas, como alguns tipos de cânceres, derrame e outras doenças cardiovasculares.

A receita de Fabiana Pinfildi do blog Figos&Funghis traz o kiwi, que é mais rico em vitamina C do que a laranja, mas ele pode ser substituído por outras frutas, a exemplo do morango. Ela sugere também o “iogurte grego” que possui mais proteína e uma quantidade de açúcar menor em comparação com outros produtos do mercado. Mas é possível usar também o iogurte natural e adoçá-lo com melaço de cana.

Aprenda a fazer o parfait de iogurte e kiwi com Fabiana:

“Eu amei essa ideia, e vale lembrar que além de ter uma apresentação fofa este parfait pode ser servido no café-da-manhã, num brunch ou até mesmo como sobremesa em versão leve e saudável. Dá até prazer comer uma sobremesa dessas sabendo que tem poucas calorias! Olha só que fácil”.

iogurte-e-kiwi-capa-copia.jpg

Ingredientes:
Para 1 pessoa

  • 1 kiwi grande descascado e fatiado em fatias finas
  • 200g de iogurte grego gelado
  • 1 colher (sopa) de granola

Modo de Preparo:

Separe copos largos e baixos para montar a parfait, ou então taças. Grude as fatias de kiwi em toda a lateral do copo (ou taça) e coloque o iogurte no centro. Cubra com granola e sirva.

Bom apetite!

frutas.jpg
Foto: sxc.hu

Dicas para armazenar frutas

  • Para conservar por mais tempo, deixe-as de molho numa tigela com água e sal. Além de lavar, o sal desinfeta naturalmente. Depois seque-as e coloque na gaveta da geladeira, forrada com papel toalha.
  • Saquinhos não podem ser fechados. Isso porque as frutas continuam respirando e em um saco fechado, elas acabam se deteriorando mais rápido, uma vez que acumulam água. 
  • Elas duram mais se ficarem na parte de baixo da geladeira, onde a temperatura é mais alta.
  • Geralmente frutas que possuem casca fina, como a acerola e a jabuticaba, não duram muito tempo e devem ser consumidas preferencialmente de um dia para o outro.

Boas escolhas para sobremesas

  • Fuja das mais gordurosas. 1g de gordura contém 9 calorias. É por isso que as receitas feitas com creme de leite, chantilly, chocolate e manteiga são as campeãs neste quesito.
  • Prefira os doces à base de frutas. Como eles trazem a frutose (açúcar natural), são mais saudáveis, sem contar que também são ricos em fibras, vitaminas e minerais.
  • Escolha light em vez de diet. As versões diet são indicadas apenas para quem tem diebetes porque, apesar da redução de 25% de açúcar, os produtos são carregados de gordura! O chocolate diet, por exemplo, tem mais calorias do que o tradicional. Neste caso, escolha os light que têm redução de açúcar e gordura na composição.

logo-figos-funghis.jpg

logo-figos-funghis.jpg Fabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital