Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Setembro | Cozinha EcoD: Ratatouille

Vida e Saúde

23 de Setembro de 2012

Leia Também
 

Cozinha EcoD: Ratatouille

capa-cozinha.jpg
Foto: Pitéu

Que tal aprender uma receita super versátil? O EcoD traz o famoso Ratatouille, um prato que pode ser utilizado como entrada com pão ou acompanhamento. O ingrediente principal dessa comida tipicamente francesa é a berinjela e o tomate, mas Kátia Najara do blog Pitéu acrescentou a abobrinha e pimentões, o que deixou o prato ainda mais colorido e saudável.

A berinjela possui a substância saponina, que quebra o excesso de moléculas de gordura do sangue, impedindo o organismo de absorvê-las.

Originária da Índia, a berinjela é rica em minerais, como o magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, ela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais, assim como uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal.

A berinjela é considerada também como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

Aprenda a fazer o Ratatouille da Kátia:

ratatouille.jpg

Ingredientes:

  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha
  • 1 pimentão vermelho, verde e amarelo
  • 2 tomates
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • Azeite de oliva
  • Vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

A coisa é muito simples. Pré-aqueça logo o forno, tome um refratário e vá colocando ali: a berinjela e abobrinha em fatias no sentido do comprimento – mas há quem corte em rodelinhas. Depois coloca o pimentão vermelho, verde e amarelo em tirinhas (tirar a pele é opcional); Os tomates descascados sem semente também em tirinhas, a cebola em pétalas, e os dentes de alho inteiros cortados ao meio, no sentido do comprimento.

Misture tudo bem misturadinho e tempere com um punhado de tomilho, sal e pimenta do reino moída na hora à gosto; regue com um pouco de vinagre balsâmico e cubra tudo com uma xícara rasa de azeite de oliva extravirgem, do mais honesto possível!

Pronto, agora leve ao forno médio coberto com papel alumínio até que todos os ingredientes estejam macios. Pode levar mais de uma hora no forno.

Sirva quente, em temperatura ambiente ou gelada, que a Ratatouille é linda de todo jeito.  Como acompanhamento, esta receita serve, pelo menos, 6 pessoas.

Bom apetite!

Dicas para a berinjela:
Como comprar?
A de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais;
Como armazenar?
Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de quatro dias. Se guardada dentro do frigorífico, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas;
Como preparar?
Deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B). E se você não gosta muito da berinjela mas quer aproveitar suas qualidades nutricionais mesmo assim, uma dica é optar pela farinha – que em alguns casos faz diminuir a gordura abdominal e os riscos de doença cardíaca, quando integrada a uma alimentação balanceada;
Como evitar gosto amargo?
Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.
 

banner-piteu.jpgKátia Najara :: Blog Pitéu Cozinhafetiva
*Certificada em cozinha pelo Senac Bahia e formada em Decoração pela Escola de Belas Artes da UFBA. Jogou para cima 20 anos de atuação como produtora e gestora cultural e resolveu investir na paixão pela culinária. Uma das autoras do livro “O Pequeno Livro de Cozinha”, obra premiada pelo Gourmand World Cookbooks Awards 2010.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital