Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2012 | Setembro | Cozinha EcoD: Risoto da Horta

Vida e Saúde

16 de Setembro de 2012

Leia Também
 

Cozinha EcoD: Risoto da Horta

capa-cozinha.jpg
Foto: Figos&Funghis

O arroz não pode faltar na mesa dos brasileiros, não é mesmo? Ele pode vir como acompanhante ou até mesmo ser o prato principal, a exemplo do Risoto da Horta, que trouxemos na receita do Cozinha EcoD desta semana.

Duas colheres de arroz integral têm cerca de 50 gramas e possuem, aproximadamente, 167 calorias.

O prato de autoria de Fabiana Pinfildi, do blog Figos&Funghis, traz o grão mais consumido no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e alimentação (FAO), acompanhado de abobrinha, repolho roxo e nozes, para deixar o prato ainda mais nutritivo.

O arroz é um alimento rico em fonte de fibras, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e energia. Ele mantém os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, diminui as chances de doenças cardíacas, câncer e diabetes. O consumo do grão ainda pode diminuir as chances de engordar muito em um curto espaço de tempo, principalmente se for o arroz integral.

...

Aprenda a fazer o Risoto da Horta com a Fabiana.

"Eu chamei este risoto de Risoto da Horta porque, se eu tivesse a minha própria horta (por enquanto tenho apenas uma mini horta com ervas e pimentas), eu teria nela com toda certeza estes ingredientes do risoto da foto: abobrinha, repolho roxo e nozes. Mas risoto de repolho Fabiana? Pois é, gente, eu adoro repolho! E sabe do que mais? O repolho é um injustiçado tadinho. Ele é cheio de vitaminas e ajuda o nosso corpo a funcionar direitinho, além de ser gostoso e muito versátil já que há infinitas receitas para se fazer com ele. E olha, risoto com repolho é delicioso! E quem foi que disse que só risoto com queijos, linguiças, bacon e cogumelo é bom? O risoto pode sim ser mais magrinho e continuar delicioso! Aliás, para quem não sabe existe o arroz arbóreo integral próprio para risoto, e aí o risoto fica ainda mais magro."

Ingredientes:
(para 2 pessoas)

  • 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
  • 1 abobrinha média lavada e picada em cubinhos
  • 1 pé de repolho roxo pequeno
  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1,5 litro de caldo de legumes ou de galinha
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas
  • pimenta moída e sal a gosto

Modo de Preparo:

Mantenha o caldo bem aquecido durante todo o preparo do risoto. Numa panela coloque metade do azeite e refogue a cebola até que esteja macia. Junte a abobrinha e tempere com pimenta e sal a gosto. Junte o arroz e "frite" bem mexendo sem parar até que ele esteja brilhante. Regue com o vinho branco e assim que secar junte a primeira concha de caldo. Não deixa o caldo secar, sempre que estiver secando coloque mais uma concha e continue mexendo sempre em fogo alto.

Enquanto isso corte o repolho em fatias bem fininhas, coloque a outra metade de azeite numa panelinha menor e refogue o repolho em fogo baixo até que esteja bem macio. Tempere com sal a gosto e reserve.

Quando o arroz estiver al dente é porque o risoto está pronto, veja se há necessidade de acrescentar mais sal e desligue. Regue com 1 fiozinho de azeite e deixe descansar por 3 minutos com a panela tampada.

Distribua o risoto nos pratos, cubra com uma porção de repolho roxo refogado e por cima de tudo salpique o queijo ralado e as nozes picadas.

Dica: Este risoto pode ser o prato principal de uma refeição vegetariana, garanto que vai fazer muito sucesso! Basta retirar o queijo ralado do final da receita e teremos um risoto 100% vegano.

Bom Apetite!

logo-figos-funghis.jpglogo-figos-funghis.jpg

 Fabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital