Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2012 | Setembro | Desmatamento na Amazônia aumentou 220% em agosto

Biodiversidade

21 de Setembro de 2012

Leia Também
 

Desmatamento na Amazônia aumentou 220% em agosto

foco.jpg
Focos de desmatamento na Amazônia Legal
Imagens: InfoAmazônia

Apesar de registrar uma redução de 17% no desmatamento na Amazônia Legal entre 1º de janeiro e 15 de agosto de 2012, no acumulado do mês de agosto o desmate na região teve um aumento expressivo de 220% em relação a 2011. Somente em setembro, 522 quilômetros quadrados de floresta sumiram do mapa na Amazônia, em detrimento de 163,3 km² no mesmo período do ano passado.

O alerta foi emitido pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), gerenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e repercutiu internacionalmente, no blog da revista científica Nature. Os dados tendem a ser bem próximos do número real de desflorestamento, uma vez que a cobertura de nuvens foi irrisória nos dois períodos comparados.

O grande campeão do desmate na região foi o Pará, responsável por 43% das árvores derrubadas, seguido da líder histórico, o Mato Grosso (40%). O principal ponto de destruição foi o eixo da rodovia BR 163, a Cuiabá-Santarém, como mostra o mapa. Outro local problemático é Altamira, cidade paraense onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

desmatamento.jpg

Os novos indicadores fizeram o Ibama de deflagrar a operação Soberania Nacional, uma fiscalização nos pontos mais críticos do Pará e Mato Grosso para autuar desmatadores e apreender máquinas. O Ministério do Meio Ambiente afirmou que a operação conta com 300 agentes em campo.

O MMA declarou que o aumento do desmate neste período ocorreu devido a uma antecipação dos meses de maior derrubada, entre agosto e outubro, meses de seca na região. Os principais fatores para tal fato foi a quebra da safra de milho nos EUA e a alta do ouro no mercado. Segundo o órgão, o sistema já começou a registrar uma redução do desmate neste mês de setembro.

Com informações de O Eco

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital