Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2012 | Setembro | Dispositivos inteligentes auxiliam na redução do consumo de água

Ciência e Tecnologia

25 de Setembro de 2012

Leia Também

Água

Reaproveite a água 13 de Dezembro de 2011

Reaproveite a água

EcoDesign

Torneira limita uso de água 08 de Fevereiro de 2011

Torneira limita uso de água

 

Dispositivos inteligentes auxiliam na redução do consumo de água

capa-dispositivos.jpg

Na maioria das vezes, não damos valor àquilo que é abundante e de fácil obtenção. Um bom exemplo é a água, uma vez que, para obtê-la, basta abrir a torneira e ela estará lá, pronta para uso. Mas devemos parar e pensar: a água que usamos não aparece em um passe de mágica.

A água tratada é produzida cuidadosamente e chega as casas depois de atravessar diversos quilômetros de canos e um lento processo de tratamento. É um recurso extremamente valioso que não deve ser desperdiçado.

E para que isso não aconteça, já existem ideias inovadoras de dispositivos que auxiliam na economia de água. Sabe como? Reutilizando, reduzindo e controlando. O EcoD selecionou alguns para você.

Chuveiro inteligente

size-590-washit.jpg
O aparelho reutiliza água do banho para lavar roupa
Foto: Divulgação

Criado por quatro estudantes turcos, o Washit, um chuveiro inteligente, é um dispositivo que consegue reaproveitar os recursos gastos durante o banho para lavar roupa.

O aparelho tem um sistema de encanamento fechado com duas bombas de água, um aquecedor, uma unidade de armazenamento e três filtros de água: de carbono, dejetos orgânicos e químicos. Isso garante a pureza da água usada para lavar roupa.

Enquanto o usuário toma banho, o equipamento recolhe a água residual do banho. Ela passa pelos filtros e é encaminhada para o tanque de armazenamento. Depois disso, ela pode ser usada novamente para lavar roupa ou para o próximo banho.

Portanto, o Washit garante economia e um desperdício menor de água. Afinal, chuveiros e máquinas de lavar estão entre os principais responsáveis pelo gasto de água.

Vaso e torneira

descarga2.jpg
Sistema reutiliza a água usada para lavar a mão na descarga
Foto: Divulgação

Outro equipamento que visa melhorar a eficiência e racionar o uso de água é o Profile 5, criado pela empresa australiana Caroma. O sistema dois em um segue o mesmo princípio do Sloan® AQUS®, só que de forma ainda mais radical. A pia fica localiza em cima do vaso e a água utilizada para lavar as mãos já vai direto para o reservatório da descarga.

Além de otimizar espaço, o sistema garante uma economia de até 70% da água utilizada no banheiro. Graças a esses benefícios, o projeto foi escolhido como um dos 10 utensílios mais brilhantes de 2012 pela revista Popular Mechanics. A empresa ainda foi a primeira a ganhar a nota 5 em economia de água na Austrália e é membro de conselhos ecológicos tanto no Canadá quanto nos EUA.

Medidor de água

water-pebble.jpg
Quando a  luz está verde quer dizer que o usuário pode consumir mais água
Foto: Divulgação

Uma empresa de design britânica lançou um pequeno aparelho chamado de Waterpebble, que mede a quantidade de água que você usa durante seu banho e brilha para mostrar a hora de desligar. Ele sinaliza com as luzes verde, amarela e vermelha, como se fosse um semáforo de trânsito, o quanto de água já foi utilizada.

O aparelho cria um código de uso de água com base no primeiro banho, ou seja, ele terá como base para alertar o usuário sobre seu consumo o tempo do seu primeiro banho.

Válvulas redutoras

restritor-de-vazao-ajuda-a-economizar-agua.jpg
Restritor de vasão é fácil de encontrar e de instalar
Foto: Reprodução

Reduzir o volume de água gasto é uma boa forma de economizar o consumo. E para isso o que não faltam são dispositivos.

O restritor de vazão é um dispositivo fácil de encontrar e de instalar. Ele foi projetado para limitar a quantidade de líquidos ou gases que saem de uma torneira ou outro distribuidor. Estes dispositivos são econômicos e podem ser úteis na redução da conta de água. Por exemplo, os modelos de restritores de vazão permitem que usuários possam reduzir a quantidade de água necessária ao lavar a louça ou tomar banho.

Torneiras com alta pressão tendem a ejetar grandes quantidades de água, muitas vezes mais do que o necessário para a realização de tarefas como lavar as mãos ou tomar banho. Como o nome indica, um dispositivo de restrição de fluxo de água limita a quantidade de água que é liberada de uma torneira. Esse componente é frequentemente aproveitado no encanamento com a finalidade de controlar o fluxo de água nos chuveiros ou torneiras.

- Acesse o Shopping EcoD e conheça alguns dispositivos - 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital