Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2013 | Abril | Cozinha EcoD: Legumes gratinados com tofu

Vida e Saúde

14 de Abril de 2013

Leia Também

Vida e Saúde

Cozinha EcoD: Ratatouille 23 de Setembro de 2012

Cozinha EcoD: Ratatouille

 

Cozinha EcoD: Legumes gratinados com tofu

capa-gratinado.jpg
Fotos: Figos&Funghis

Os legumes são recomendados pelos nutricionistas por serem ricos em nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas e antioxidantes. Por isso, no cozinha EcoD o que não vão faltar são receitas que utilizam uma variedade de legumes. Um exemplo está no prato recomendado pelo blog Figos&Funghis da Fabiana Pinfildi. Além de abobrinhas e berinjelas, a receita leva também o tofu. 

Para quem não sabe, o tofu é o "queijo" da soja, ou seja, um queijo de origem unicamente vegetal, que não contém lactose. Há duas texturas diferentes do tofu em bloco, uma delas é chamada “soft” e a outra é a textura firme. Cada uma, serve para infinitos tipos de receita. Nesta receita Fabiana usou o tofu firme.

"Como o tofu não tem nada de gordura ele não derrete quando levado ao forno, mas ele fica com as bordas bem douradinhas. O tofu é uma ótima opção para substituir o queijo nas receitas mais tradicionais, sendo uma opção leve, sem gordura e cheia de saúde", apontou a blogueira.

Aprenda a fazer os legumes gratinados com tofu da Fabiana:

“Ultimamente eu tenho testado fazer algumas receitas com o tofu, e uma delas foi este gratinado de legumes com tofu que fica bem leve, saboroso e é super saudável também.”

gratinado-tofu.jpg

Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

  • 1 abobrinha média bem lavada e fatiada
  • 1 berinjela média bem lavada e fatiada
  • 1/2 lata de molho puro de tomate (sem tempero)
  • 1/2 bloco de tofu fatiado (aprox. 200g)
  • 1 talo de alho poró lavado e fatiado
  • 1 tomate maduro bem picado
  • 1 fio de azeite
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno em 180º. Num refratário coloque metade do molho de tomate. Por cima do molho, ajeite as fatias de abobrinha e berinjela intercaladas. Tempere com azeite, pimenta e sal, e cubra com a outra parte do molho. Por cima do molho, faça uma camada com o tofu fatiado e, por cima das fatias de tofu, salpique o alho poró. Regue com mais um fiozinho de azeite, adicione pimenta e sal e finalize com os tomates picados.

Leve ao forno preaquecido por 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios.

Bom apetite!

logo-figos-funghis.jpgFabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital