Editorias / Consumo Consciente
HOME | Posts | 2013 | Dezembro | Antes de comprar: aplicativo indica combate ao trabalho escravo em empresas de varejo

Consumo Consciente

23 de Dezembro de 2013

Leia Também
 

Antes de comprar: aplicativo indica combate ao trabalho escravo em empresas de varejo

modalivre-ecpd.jpg

Antes de ir às compras de Natal, consulte o seu smartphone. Isso porque a organização não-governamental Repórter Brasil, referência nacional contra o trabalho escravo, lançou um aplicativo gratuito para avaliar as iniciativas das principais lojas varejistas de roupa brasileiras em relação ao trabalho escravo.

Inicialmente disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, a primeira versão o Moda Livre classifica 22 marcas em verde, amarelo e vermelho, conforme as respostas de um questionário baseado em 4 indicadores:

  • Políticas: compromissos assumidos pelas empresas para combater o trabalho escravo em sua cadeia de fornecimento.
  • Monitoramento: medidas adotadas pelas empresas para fiscalizar seus fornecedores de roupa.
  • Transparência: ações tomadas pelas empresas para comunicar a seus clientes o que vêm fazendo para monitorar fornecedores e combater o trabalho escravo.
  • Histórico: resumo do envolvimento das empresas em casos de trabalho escravo, segundo o governo.

Entraram na categoria de cor vermelha, por exemplo, as empresas que não responderam o questionário. Para selecionar as marcas, a organização incluiu os dez maiores grupos varejistas do mercado, além de empresas envolvidas em casos de trabalho escravo flagrados por fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego até junho deste ano.

O App pode ser encontrado com os termos de busca “moda livre” e “moda livre repórter brasil” ou através dos links na Apple Store (http://is.gd/htz9d9) e no Google Play (http://is.gd/9KtOEH).

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital