Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2013 | Fevereiro | ONU vai gerir novo fundo para agricultura familiar na América do Sul

Economia e Política

26 de Fevereiro de 2013

 

ONU vai gerir novo fundo para agricultura familiar na América do Sul

ag-familiar.jpg
Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas dependem da agricultura familiar
Foto: Ubirajara Machado/feiramda

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) vai gerir o novo fundo de apoio à agricultura familiar do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O mecanismo financeiro foi criado pela Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) e foi anunciado na segunda-feira, 25 de fevereiro.

Atualmente, mais de 30 milhões de pessoas dependem da agricultura familiar para sua subsistência na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Segundo a organização, cerca de 80% das fazendas na América Latina e no Caribe fazem parte da agricultura familiar. Além disso, o setor gera mais de 70% dos empregos agrícolas na região.

O representante regional da FAO para América Latina e Caribe, Raul Benítez, afirmou que os países do Mercosul têm sido pioneiros no reconhecimento da importância deste setor e em fornecer suporte contínuo para os agricultores familiares por meio de iniciativas como a Reaf.

"Considerando que o Cone Sul da América Latina é o principal produtor de alimentos na região, é claro que a contribuição feita pelos agricultores e agricultoras familiares para a segurança alimentar, disponibilidade de alimentos e para as economias nacionais os tornam protagonistas na luta contra a fome", acrescentou Benítez.

A agenda estratégica da Reaf e da FAO será discutida em um seminário em Santiago, capital do Chile, nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Escritório Regional da agência da ONU.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital