Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2013 | Janeiro | Quatro dicas úteis para reutilizar a borra de café

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

08 de Janeiro de 2013

Leia Também

Energia

Pó de café usado gera biodisel 19 de Dezembro de 2008

Pó de café usado gera biodisel

 

Quatro dicas úteis para reutilizar a borra de café

boora-d-c-afe.jpg
Foto: Sxc.hu

Uma das coisas que não pode faltar para o brasileiro é o famoso cafezinho. Pela manhã, depois do almoço, no lanche e no jantar, sobram momentos para saboreá-lo. Mas o que fazer com toda a borra que sobra nos coadores?

Se você não sabe, o EcoD traz quatro maneiras criativas de reutilizá-la. Dicas que vão desde adubo até esfoliante natural.

Removedor de odores

remove-odor.jpg
Foto: Sxc.hu

O café tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. E o cheiro de café não fica no ar. Para isso, você deve secar a borra de café ao sol por um dia. Depois coloque-a em um recipiente e leve-a para onde está o mau cheio (quartos, armários, etc).

Ela também é muito eficiente para tirar cheiros fortes nas mãos, como o de cebola ou alho.

Adubo e repelente natural

repelente.jpg
Foto: Sxc.hu

Formigas, lesmas e outras pragas estão destruindo seu jardim? Simples! É só salpicar borra de café em torno do local para manter as pragas bem longe. Além disso, o pó afasta também gatos, uma vez que o cheiro incomoda o animal, que usa seu jardim como banheiro e mexe nas plantas. A borra de café é um repelente natural.

O café jogado ao solo não prejudica as plantas, pelo contrário, serve como adubo natural. Quando você for plantar algo em seu jardim, experimente colocar a borra de café junto com as sementes.

Tingimento 

tngir.jpg
Foto: Sxc.hu

O marrom do café pode virar corante para ser utilizado tanto para tingir papel como tecidos. E o processo é bem simples. Basta colocar a borra em um recipiente com água bem quente e deixar descansando de 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, já está pronta sua tinta.

Esfoliante natural

woman-using-facial-pad.jpg
Foto: Shutterstock

Rico em vitamina B e uma grande variedade de minerais, como cálcio e potássio, o café tem ação anti-inflamatória que acalma a pele, fechando os poros. O que o torna uma ótima matéria-prima de truques simples de beleza feitos em casa, como o uso da borra do café como esfoliante caseiro para a pele do rosto.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital