Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2013 | Julho | Celulares podem ser recarregados com urina em um futuro próximo

Ciência e Tecnologia

17 de Julho de 2013

 

Celulares podem ser recarregados com urina em um futuro próximo

celular-ecod.jpg
Apesar de a produção de energia ser de baixo nível, o conceito funciona e tem espaço para crescer
Foto: Magnus Franklin

Nada de nojo! No futuro, você pode pensar duas vezes antes de liberar sua urina através de um dreno comum e optar por utilizá-la como uma fonte importante de energia. É que cientistas britânicos descobriram que o xixi é uma nova alternativa para recarregar smartphones. Saiba que eles já conseguiram produzir energia elétrica suficiente para enviar mensagens de texto, usar a internet e fazer uma rápida ligação telefônica.

A "mágica" acontece quando a urina é misturada com a água, em uma espécie similar de estrutura, como uma célula de combustível normal: carga positiva (água) e negativa (células microbianas presentes na urina). Então, os pesquisadores das Universidades de Bristol e do Oeste da Inglaterra, e do Laboratório de Robótica de Bristol elaboraram um sistema que transfere a energia coletada para um capacitor, que armazena a carga elétrica e alimenta o celular.

Apesar de a produção de energia ser de baixo nível, o conceito funciona e tem espaço para crescer. Loannis Leropoulos, um dos responsáveis pela pesquisa, afirmou que este é um passo para a criação de um vaso sanitário inteligente. "Eles [os vasos] poderiam acumular urina suficiente para produzir eletricidade para chuveiros, iluminação e carregar celulares, por exemplo", afirmou o cientista ao portal Mirror.

Segundo os estudiosos, a eletricidade é um subproduto do ciclo natural de vida dos micróbios - quanto mais eles comem, mais energia geram, e por longos períodos de tempo. "Este é um produto que podemos ter certeza que terá uma fonte inesgotável", destacou o cientista.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital