Editorias / Carros e Transportes
HOME | Posts | 2013 | Julho | Salvador fará teste com ônibus elétricos

Carros e Transportes

19 de Julho de 2013

Leia Também
 

Salvador fará teste com ônibus elétricos

bus-eletrico-destaque.jpg
Os veículos elétricos dão maior conforto à população pela redução de gases poluentes e por emitirem menos barulho no arranque
Foto: Blog do Milton Jung

Dois ônibus elétricos circularão em fase de teste na capital baiana, durante o mês de setembro. Quem garante é o secretário municipal Ivanilson Gomes, responsável pela pasta da Cidade Sustentável. Os veículos poluem menos o ar, são mais silenciosos, virão com ar-condicionado e portas dos dois lados. Embora o país já fabrique tecnologia semelhante, os modelos serão importados da China.

A informação foi confirmada quinta-feira, 18 de julho de 2013, durante o IV Fórum da Ademi. A medida deve dar ao transporte público soteropolitano mais sustentabilidade. “O modelo nos foi apresentado por empresas da China que possuem esse tipo de veículo. Os dois ônibus chegam aqui em setembro e vamos testar em algumas linhas de Salvador”, explicou o secretário para o jornal Correio*.

Salvador importará produto que já existe semelhante no Brasil.

Licitação
Gomes argumenta que os ônibus elétricos são mais caros do que os convencionais, que já saem por R$ 500 mil, em média. "O valor a mais varia em uns 20% do preço do veículo convencional", explicou.

Ângelo Consoli, membro da Sociedade Europeia da Terceira Revolução Industrial, defende a ideia. “Não se pode adensar pessoas em uma área sem pensar na sua mobilidade pelo transporte público de qualidade”.

Brasil fabrica híbridos desde maio

Enquanto Salvador fará teste com elétricos em setembro, vindos da China, aqui no Brasil já existe a fabricação de ônibus híbridos, veículos que usam a eletricidade no arranque e biocombustível nos demais trechos, inaugurada em maio de 2013. A fábrica fica em Curitiba, capital do Paraná, onde 30 veículos deste modelo estão em operação.

No Rio de Janeiro, outros 30 híbridos, com capacidade para 85 passageiros também circulam desde a RIO+20, em junho de 2012, e percorrem cinco linhas, uma circular e quatro convencionais, bairro a bairro, que cortam toda a cidade. Essas linhas juntas transportam cerca de 20 mil passageiros, por dia.

São Paulo viveu uma experiência semelhante em outubro de 2010, há quase três anos, com a circulação de cinco veículos híbridus pelo Campus Universitário da USP - Aclimação. Já em Brasília, em novembro de 2012, um protótipo também foi testado.


O sistema híbrido proporciona redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de gases-estufa, que saem do escape, pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais. O motor elétrico do ônibus híbrido é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora. Já o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. Quando o veículo está parado, o motor a diesel fica desligado.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital