Editorias / Consumo Consciente
HOME | Posts | 2013 | Junho | Escritora australiana acredita que o consumo colaborativo vai mudar o mundo

Consumo Consciente

10 de Junho de 2013

Leia Também
 

Escritora australiana acredita que o consumo colaborativo vai mudar o mundo

botsman-120674k.jpg
Segundo a escritora, graças ao consumo colaborativo as grandes instituições deixam de concentrar o poder de comercialização e o transfere para redes de indivíduos e comunidades
Foto: Justin Griffiths-Williams

Quando falamos em consumo colaborativo logo vem à cabeça a ideia de compartilhar, trocar e alugar. Mas, como comportamentos mercantis tão antigos podem dar certo em pleno século 21?

A resposta vem da escritora australiana especialista em consumo Rachel Botsman, coautora do livro “O Que É Meu É Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar Nosso Mundo”. Em entrevista ao jornal Folha, ela afirmou que o novo modelo de consumo vai mudar o mundo e desenha um novo tipo de consumidor.

Em vez de feiras livres, a ponte de comércio agora são as novas tecnologias que criam um mercado capaz de conectar milhões de bens e aptidões com milhões de necessidades. Segundo a escritora, graças ao consumo colaborativo as grandes instituições deixam de concentrar o poder de comercialização e o transfere para redes de indivíduos e comunidades. Eu, você, qualquer um que tenha acesso à internet pode fornecer um produto ou serviço.

O novo modelo também cria um mercado para coisas que antes não imaginávamos que seriam comercializadas. “É possível alugar casas na árvore, contratar serviços de tarefas domésticas e compartilhar carona”, afirmou Rachel.

Além disso, o que vem revolucionar o consumo colaborativo é a maneira como visualizamos o produto. Rachel lembra que cada vez mais as pessoas optam pelo benefício e a experiência que as coisas proporcionam do que pela própria vontade de ter o objeto.

Para Rachel Botsman, a transformação da forma como consumimos está acontecendo devido a quatro fatores:

  • Uma crença renovada na importância da comunidade, a uma redefinição do que amigo e vizinho realmente significam;
  • Uma torrente de redes sociais e tecnologias em tempo real, mudando fundamentalmente a maneira como nos comportamos;
  • Preocupações ambientais não resolvidas;
  • Uma recessão global que chocou radicalmente comportamentos de consumo.

Assista abaixo ao TED da escritora:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital