Editorias / Água
HOME | Posts | 2013 | Junho | Praias de Salvador terão "super" mutirão de limpeza

Água

07 de Junho de 2013

Leia Também

A gestão do lixo de praia 22 de Março de 2010

A gestão do lixo de praia

Global Garbage 18 de Outubro de 2011

Global Garbage

Lixo Marinho: você já ouviu falar? 10 de Novembro de 2008

Lixo Marinho: você já ouviu falar?

 

Praias de Salvador terão "super" mutirão de limpeza

1024px-beach-in-sharm-el-naga03.jpg
A ação também foi realizada em fevereiro
Foto: Vberger/ Wikimedia

A cada mutirão de limpeza no mar milhares de quilos de resíduos sólidos são retirados. Desde aquele lixo típico de beira-mar: canudos, espetinhos, garrafas e latinhas de cerveja, até os mais inusitados como galinha de borracha, dentaduras e colchões. É um trabalho de milhares de grupos, como o Projeto Fundo Limpo, que no dia 16 de junho realizará seu maior mutirão, nos trechos que vão do Morro do Cristo ao Porto da Barra, em Salvador. 

Desde sua fundação em 1994, o Projeto Fundo Limpo realiza ações nas praias da capital baiana. Em 2013 duas coletas foram realizadas: uma no dia 6 de fevereiro e a outra dia 14, antes e depois do Carnaval. Resultado? Na primeira coleta foram 485 quilos de lixo retirados neste mesmo trecho. Na segunda etapa, após a folia, 915 Kg.

A ação é realizada, em média, quatro vezes por ano, por membros da Escola de Mergulho Galeão Sacramento e, desta vez, contará com uma equipe de 22 mergulhadores scuba (com cilindro de ar comprimido), incluindo dois cientistas, 20 mergulhadores em técnica de apneia (com snorkell, máscara e nadadeira e reserva de ar do próprio pulmão), além de equipe em terra de 40 voluntários trabalhando na limpeza de praia e sensibilização de banhistas. O Salvamar (órgão responsável pelos salva-vidas) fará a segurança dos voluntários.

“O lixo de fundo, também chamado de lixo bentônico, ameaça de diversas formas os animais e ecossistemas associados ao fundo marinho, sufocando corais, entupindo brânquias de pequenos animais filtradores, sendo ingeridos por predadores que o confundem com alimento e emaranhando e afogando peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões”, explica Bruno Rocha Souza, diretor da Escola de Mergulho e mergulhador.

Ele lembra que: “As praias têm papel fundamental na atração de turistas para Salvador. A grande quantidade de lixo espalhado nas areias e no fundo do mar é um desestímulo ao turismo da cidade”.

Ranking

Ao limpar cerca de 30 mil quilômetros de costa marítima dos Estados Unidos, 550 mil voluntários retiraram do mar 10 milhões de quilos de lixo dos oceanos em 2012, segundo a organização internacional Ocean Conservancy. Lá, os voluntários encontraram garrafas suficientes para que, quando empilhadas de ponta a ponta, equivalessem a mil Empire State Buildings (prédio de 320 metros de altura), de acordo com o Marine Debris. A partir desses dados, foi feita uma listagem do que foi encontrado nas praias norte-americanas. Veja o ranking abaixo:

1º Cigarros e filtros de cigarros: 2.117.931
2º embalagem de doces: 1.140.222
3º Garrafas de plástico: 1.065.171
4º sacos de plástico: 1.109.702
5º tampinhas: 958.893
6º copos e talheres: 692.767
7º palitos e canudos: 611.048
8º garrafas de bebida: 521.730
9º latinhas de bebida: 339.875
10º sacos de papel: 2298.332

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital